<
Feira Multissetorial

Expolages 2025 alia tradição e inovação com espaço para a gastronomia

Lages se prepara para viver mais uma edição da Expolages, feira que há mais de um século movimenta a economia da Serra Catarinense e se consolida como a maior vitrine de negócios da região.

Entre os dias 8 e 12 de outubro de 2025, o Parque de Exposições Conta Dinheiro receberá empresários, investidores e visitantes, transformando os pavilhões Tito Bianchini e Affonso Ribeiro em palco de diversidade econômica, oportunidades e inovação.

Um dos grandes destaques da programação é a Feira Multissetorial, organizada pela Associação Empresarial de Lages (Acil). Com 100% dos estandes comercializados, o espaço reunirá 44 expositores de diferentes segmentos, que apresentarão produtos, serviços e novidades ao público, reforçando o papel do evento como um ambiente de conexões estratégicas e geração de negócios.

A edição deste ano também contará com um espaço exclusivo para a cerveja artesanal e gastronomia, coordenado pelo Núcleo de Negócios Cervejeiros da Acil.

O ambiente reunirá rótulos produzidos por cervejarias da Serra Catarinense, como Eiswasser, Gued Beer, OG Mil 88, Cervejaria Urupema, União Serrana, Serena Brew e Serra Forte, além de opções gastronômicas e atrações musicais ao vivo. A proposta é oferecer uma experiência que una negócios, lazer e cultura em um ambiente descontraído e acolhedor.

Além do setor empresarial, a Expolages também movimenta a cadeia produtiva agropecuária com julgamentos, leilões e atividades integradas, reafirmando seu caráter plural e estratégico.

A expectativa é que a Expolages 2025 supere os resultados das edições anteriores, fortalecendo a competitividade das empresas locais, atraindo novos investimentos e consolidando Lages como referência no cenário econômico de Santa Catarina.

A Expolages é realizada pela Acil e pelo Sindicato Rural de Lages, e a Feira Multissetorial conta com o patrocínio do BRDE, Grupo SCC e Sicredi.


Histórico

A primeira exposição ocorreu em 1920, no antigo Posto Zootecnológico, onde hoje está localizado o Ginásio Jones Minosso. Na ocasião, o foco da exposição era mostrar a qualidade dos animais de Raças Européias, seja do continente ou da Grã Bretanha.

Em 1939 foi fundada a Associação Rural de Lages, que passou a organizar as exposições. Os eventos migraram para o Posto Zootécnico do Ministério da Agricultura, no Bairro Morro do Posto, e desde 1950 ocorrem no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

Devido a seu grande sucesso na década de 70, evoluiu para Feira Multissetorial Expolages, reunindo assim os diversos setores e múltiplas oportunidades de negócios.

Hoje na hora da venda dos animais, contam itens como produtividade, genética, precocidade reprodutiva para gerar outro animal no menor tempo possível, dentição e a pigmentação de pelo.

Programação reforça foco em leilões e mostra de raças

Na parte agropecuária, o planejamento da edição 2025 da Expolages, mantém o foco especial na organização dos leilões. Tanto que a Associação e o Sindicato Rural de Lages estão dedicando atenção redobrada às demandas relacionadas aos animais, tomando como referência o que funcionou em 2024.

A proposta é reforçar os acertos e ajustar pontos necessários, tanto nos leilões quanto nos espaços destinados às associações que realizam suas próprias vendas, consolidando o evento como vitrine de produção e comercialização.

Na ovinocultura, a programação prevê uma mostra representativa, voltada especialmente a animais rústicos e destinados ao mercado, atendendo à crescente procura.

No tocante aos equinos, o presidente da Associação e Sindicato Rural, Márcio Pamplona, destaca a realização da exposição “Passaporte”, com cavalos da raça crioula. “É um evento de extrema relevância, pois qualifica os animais para participarem da maior exposição da raça, a Expointer 2026”, explica.

Além dos crioulos, a Expolages também contará com a presença expressiva de cavalos manga larga, campeira e quarto de milha, todos com foco na comercialização. 

Atenção também aos animais à galpão. “Porém, nosso grande destaque serão os leilões, especialmente a tradicional Feira da Novilha. Muitos produtores se dedicam o ano inteiro à preparação dos animais para a comercialização no sábado da Expolages”, ressalta Pamplona.


Serra Catarinense pode criar Rede de Proteção ao Turismo Anterior

Serra Catarinense pode criar Rede de Proteção ao Turismo

25 anos de GTS: de um sonho no campo a referência internacional no agro! Próximo

25 anos de GTS: de um sonho no campo a referência internacional no agro!

Deixe seu comentário