<
Rua Frei Gabriel

Retirados os tapumes ao lado da Catedral Diocesana e trânsito está liberado

Uma das principais ruas de deslocamento dentro da área central de Lages, e acesso para a avenida Belizário Ramos (Carahá)

Concluído, na quinta-feira (25), o trabalho de retirada dos tapumes de interdição de parte da rua Frei Gabriel - via lateral da Catedral Diocesana de Nossa Senhora dos Prazeres, retomando-se à normalidade do trânsito de veículos e da circulação de pedestres no local.

A medida marca o fim de um período de restrições iniciado em 13 de janeiro deste ano, quando a queda de uma pedra ornamental da torre principal da Igreja Matriz de Lages exigiu ações emergenciais para preservar a segurança da população e visitantes de cidades vizinhas. Após a ocorrência, uma força-tarefa técnica foi mobilizada para inspeções detalhadas da estrutura.

Em 16 de setembro, um laudo técnico atestou a estabilidade da edificação e autorizou a liberação da área. Com base neste parecer, a Secretaria de Obras e Infraestrutura efetuou a retirada dos tapumes, enquanto a Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam) prepara a nova pintura de sinalização para o tráfego de veículos.

Trabalho conjunto entre as equipes municipais para restabelecer a mobilidade urbana com segurança. “Nossa prioridade sempre foi a integridade das pessoas.

Seguimos todos os procedimentos técnicos para garantir que a liberação ocorresse de forma segura e definitiva. Agora, o trânsito e os pedestres podem voltar a utilizar novamente o local, sem riscos”, pontua a prefeita Carmen Zanotto.

Cuidado das equipes no processo de reabertura. “Seguimos rigorosamente as orientações do laudo técnico para que o espaço esteja completamente seguro.

Agora, trabalhamos na finalização da sinalização para assegurar a fluidez do trânsito e o conforto dos pedestres”, explica o secretário do Planejamento Urbano (Seplam), Malek Ráu Dabbous.

Retorno do trânsito no entorno da Catedral Diocesana em favor de toda a região central da cidade. “Via estratégica para o escoamento do tráfego. Com a retirada dos tapumes e presença da sinalização adequada, os motoristas e pedestres podem circular com tranquilidade”, ressalva o diretor de Mobilidade Urbana da Seplam, Ricardo Fonseca Nerbass.

Com a liberação da via, um dos principais corredores de circulação do Centro de Lages volta a operar normalmente, proporcionando mais agilidade e segurança para moradores, comerciantes, visitantes e turistas.

Fotos: Fábio Pavan

Pacto pela Aceleração Territorial reforça união de esforços para transformar a Serra Anterior

Pacto pela Aceleração Territorial reforça união de esforços para transformar a Serra

PJSC Mais Social vai destinar R$ 7 milhões em 2025 para projetos sociais Próximo

PJSC Mais Social vai destinar R$ 7 milhões em 2025 para projetos sociais

Deixe seu comentário