<
logo RCN
Cultura oriental

Mostra artística com recital de cantora lírica japonesa lança Sakura Joinville 2025

Apresentações marcadas para Joinville e Florianópolis, em agosto

A segunda edição do festival de cultura oriental Sakura Joinville, programada para o período de 12 a 14 de setembro, terá seu lançamento em grande estilo. A soprano Masami Takashi Ganev, cantora lírica japonesa, e o violonista Igor Ishikawa levam ao palco o recital “O Ipê e a Cerejeira”, na Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville, dia 5 de agosto, e no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, dia 23 de agosto. As duas apresentações serão às 20h. Os ingressos, gratuitos, devem ser reservados pelo site.

O recital compõe o projeto intitulado Mostra Artística Sakura, que também terá exposição do fotógrafo Robson Khalaf, reunindo imagens da edição de estreia do Sakura Matsuri, no ano passado, e um espetáculo do grupo de dança Shyudaiko, com movimentos do folclore japonês.

Ponto alto da mostra artística, o recital “O Ipê e a Cerejeira” saúda a multiculturalidade Brasil e Japão. O repertório, baseado na música de câmara, com harmonias, melodias e fraseados contrastantes, reúne clássicos brasileiros de compositores como Villa-Lobos, Tom Jobim e Chico Buarque, ao lado de canções japonesas marcadas pela sutileza, inspiradas na natureza e na própria condição humana.

A iniciativa do projeto é da Associação Catarinense de Matusa Bujutsu, de Joinville, com produção executiva de Fábio Martins, presidente da entidade e diretor do Instituto Arte Maior, e produção artística de Hisae Yagura Kaneoya.

Os artistas
Masami Takahashi Ganev. Soprano natural do Japão. Iniciou estudos de piano aos 6 anos, com Tomie Takahashi. Estudou canto com Aprile Millo, Neyde Thomas, Eiko Senda, Maria Vetere, Samira Hassan, Alberto Heller e Rafael Andrade. Fez masterclass com cantores renomados mundialmente, como Aprile Millo, Raina Kabaivanska, Dame Kiri Te Kanawa e Carlo Colombara. Cantou em papéis como Cio-cio-san (“Madama Butterfly”), Condessa (“As bodas de Fígaro”), Mimì (“La Bohème”) e Micaëla (“Carmen”), além de obras como Sinfonia no.2 de Mahler, Nona Sinfonia de Beethoven, Requiem de Mozart e Fantasia Coral de Beethoven. Já cantou com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (John Neschling, Eduardo Strausser), a Orquestra Nacional do Teatro Claudio Santoro (Claudio Cohen), a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Gabriel Rhein-Schirato), a Orquestra do Theatro São Pedro – SP (John Boudler), entre outras. Integrou a Cia. da Ópera Curta de São Paulo.

Igor Ishikawa. Bacharel em Música – Violão pela Udesc, onde estudou com Luiz Mantovani. Natural de Florianópolis (Santa Catarina), iniciou sua carreira em 2004, no grupo de choro “Ginga do Mané”. Hoje é fluente solista e acompanhador com o violão tradicional (clássico e popular), violão de 7 cordas e violão Brahms (violão de 8 cordas). Participou de diversas atividades acadêmicas e artísticas como a “Orquestra de Violões da Udesc” e a “Camerata de Violões”.

Shyudaiko. Grupo de danças folclóricas e tambores japoneses de Joinville, com 17 anos de história, recebeu apoio do governo do Japão para sua criação. Seus temas fazem parte do folclore japonês.

Mostra artística com recital de cantora lírica japonesa lança Sakura Joinville 2025 Anterior

Mostra artística com recital de cantora lírica japonesa lança Sakura Joinville 2025

Contação de histórias e cinema integram ação do Curta Lages Próximo

Contação de histórias e cinema integram ação do Curta Lages

Deixe seu comentário