<
Serra Catarinense

Lideranças de Lages avançam nas tratativas pela implantação da ZPE

Uma comitiva lageana esteve em Brasília, no dia 21 de outubro, para tratar sobre a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Lages, projeto considerado estratégico para o desenvolvimento econômico do município e de toda a Serra Catarinense.

Sob a liderança da prefeita Carmen Zanotto, o grupo formado pelo presidente da Associação Empresarial de Lages, Antonio Wiggers, vice-presidente Anderson de Souza, presidente da Câmara de Vereadores, Mauricio Batalha Machado, vereador Álvaro Joinha, chefe de gabinete do deputado estadual Lucas Neves, Juliano Chiodelli, do chefe de gabinete do senador Esperidião Amin, Amaro Lucio da Silva, do deputado federal Jorge Goetten, do deputado federal Rafael Pezenti e de representantes das empresas Molduras Santa Luzia e Transportadora Zappellini, participou de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com representantes do Conselho Nacional das ZPEs (CZPE).

Também participou de forma online, o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, que reiterou o apoio do Governo de Santa Catarina à implantação da ZPE em Lages.

Durante o encontro, foram discutidos os ajustes finais do projeto técnico que propõe uma área inicial de 50 hectares, com possibilidade de expansão para 780 hectares, conforme Decreto de Utilidade Pública já aprovado.

O objetivo da comitiva foi reforçar o apoio político e institucional à proposta e garantir que o projeto lageano seja incluído na pauta de dezembro do CZPE.

As lideranças da ACIL também visitaram os gabinetes dos 19 parlamentares catarinenses, sendo recebidas de forma acolhedora. Em todas as reuniões, os representantes manifestaram apoio ao projeto, reconhecendo sua relevância estratégica para o desenvolvimento econômico da Serra Catarinense e seu potencial de atrair investimentos e gerar empregos.

Para o presidente da ACIL, o avanço nas tratativas em Brasília representa um passo decisivo para consolidar o projeto. “A ZPE de Lages é uma pauta de Estado, que ultrapassa governos e gestões. É uma conquista que trará desenvolvimento sustentável para toda a região”, afirmou Wiggers.

O projeto da ZPE está sob liderança da ACIL dentro do Pacto pela Aceleração Territorial. O grupo de trabalho tem trabalhado incansavelmente para viabilizar o projeto, que conta ainda com apoio de lideranças políticas e empresariais da região.

A proposta de Lages busca atrair empreendimentos ligados aos setores madeireiro, industrial e de tecnologia, fortalecendo a vocação produtiva da Serra.

Lideranças de Lages avançam nas tratativas pela implantação da ZPE Anterior

Lideranças de Lages avançam nas tratativas pela implantação da ZPE

Iraras ameaçam produção de mel no Sul do Brasil Próximo

Iraras ameaçam produção de mel no Sul do Brasil

Deixe seu comentário