Desapega Rosa chega à 8ª edição com solidariedade e estilo em Lages |
“Maciço” , vencedor do Prêmio Catarinense de CInema 2017, dá voz a uma região com mais de 30 mil moradores sem visibilidade
Dando continuidade à sua programação, o projeto Cinecapela: um giro pelo cinema catarinense na colina de Lages realiza no dia 19 de outubro (domingo), às 19h, sua próxima sessão, com exibição do documentário “Maciço” (77´/2017), dirigido por Pedro MC.
A exibição acontece no Antigo Seminário Diocesano de Lages (Av. Papa João XXIII, 1352 – Petrópolis, Lages/SC), com entrada gratuita e limite de 80 lugares.
O documentário explora a relação entre o olhar e a escuta na conversa com moradores do Maciço do Morro da Cruz, conjunto de morros que formam o coração da Ilha de Florianópolis.
O filme se passa nos morros que compõem o maciço central, região com mais de 30 mil moradores, que geralmente só tem visibilidade nas páginas policiais ou no período de carnaval, apesar da relação intrínseca com a formação histórico-cultural da cidade.
Para o diretor Pedro MC, “Exibir um filme catarinense rodado nos morros de Florianópolis em Lages é muito importante para criarmos um espelho de experiências entre moradores da serra e da capital, possibilitando trocas sobre vivências comunitárias, identidade e memória social. O cineclube permite democratizar o acesso às obras que espelham a diversidade de olhares e da pluralidade característica de Santa Catarina”.
O diretor ainda afirmou que o " documentário Maciço fortalece a cultura comunitária e o debate ao direito à cidade, à moradia, à cultura popular e a resistência das periferias”.
O Cinecapela realiza 11 exibições ao longo do ano de 2025, cada uma com curadoria que conecta os filmes por temas e contextos históricos. A programação inclui desde clássicos até produções contemporâneas, com destaque para obras que retratam a história e cultura do Brasil e de Santa Catarina e com debates formativos após cada sessão.
Deixe seu comentário