<
logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

Realeza Mirim da Festa do Pinhão: conheça as finalistas da 35ª edição

A disputa pela coroa de Realeza Mirim da 35ª Festa Nacional do Pinhão já tem suas finalistas. Dez meninas foram selecionadas na tarde desta quarta-feira (14), durante a seletiva realizada no auditório da Fundação Cultural de Lages.

Ao todo, 32 candidatas — de escolas públicas e privadas da cidade — participaram da etapa classificatória, que contou com torcida animada de familiares e a presença da prefeita Carmen Zanotto, da superintendente da Fundação Cultural, Carla Zonatto, além de outras autoridades.

A escolha foi feita por um time de juradas com vivência nas áreas de cultura, educação e tradição. Elas tiveram a missão de avaliar, não apenas a simpatia das meninas, mas também o conhecimento sobre a história e os símbolos da nossa terra — o pinhão, a araucária e a gralha azul.

A grande final acontece no próximo sábado, dia 17 de maio, às 14h, no Mercado Público de Lages. Toda a comunidade está convidada a acompanhar esse momento especial, que também será transmitido ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube.

A prefeita Carmen Zanotto destacou o envolvimento das meninas com o tema. "Tenho certeza de que cada uma foi buscar um pouquinho mais sobre a cultura, a tradição e a nossa querida Festa do Pinhão. Todas já são vitoriosas e multiplicadoras desse saber."

Conheça as juradas desta edição:

Ana Paula Cardoso – Professora de passarela com experiência em agências de modelos em São Paulo. Atuou na Escola de Artes Elionir Camargo Martins e hoje é empreendedora no setor de festas infantis.

Elaine Cristina Reinaldo de Morais – Professora, pedagoga, presidente do Simproel, vereadora e atual procuradora da mulher na Câmara de Vereadores.

Amanda Bianchini Moraes – Advogada, maquiadora e penteadista, prenda do CTG Planalto Lageano e atual rainha da Festa Nacional do Pinhão.

Kamila Socrepa Duarte – Cirurgiã-dentista, especialista em ortodontia, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas e Princesa da 19ª edição da Festa.

Maisa Caroline Pereira – Empresária e rainha da 31ª Festa Nacional do Pinhão.

Agora é contagem regressiva até sábado! As pequenas candidatas prometem encantar o público mais uma vez e mostrar que, desde cedo, a cultura lageana está em boas mãos. Conheça nossas candidatas e prepare sua torcida. 










Capão Alto abre as porteiras para o Festival Cultural Campo & Arte

Capão Alto está prestes a viver um momento especial com um evento que promete aquecer o coração e valorizar as raízes da Serra Catarinense. Nos dias 27 e 28 de junho, o município sedia o Festival Cultural Campo & Arte, no Centro de Eventos Juca Vieira.

Com o lema “Conectando valores e tradições da Serra Catarinense”, o festival reúne uma programação variada, que inclui apresentações musicais, invernadas artísticas, oficinas, exposições, palestras e concursos artísticos. A gastronomia típica também será destaque, com pratos regionais e sabores da terra. Um dos pontos altos do evento é a Feira de Inverno do Gado Geral, que chega à sua quinta edição.

A proposta do festival é unir gerações e promover o orgulho da vida no campo, com atividades pensadas para moradores, visitantes e turistas. O evento é gratuito e conta com o apoio de empresas e instituições parceiras como GTS, Berneck, Vinícola Casa Possamai, Copercampos, Prefeitura Municipal e a Associação dos Produtores Rurais de Capão Alto.

De acordo com a coordenadora do evento, Mariane Arruda, o Festival Campo & Arte é um momento para celebrar a cultura, a tradição e o modo de viver serrano: “Abrimos as porteiras para um encontro cheio de significado. Esperamos a todos para viver conosco essa festa feita com muito carinho e identidade”, destaca. No destaque, Mariane com a assessora de marketing e comunicação do evento, Sabrina Pereira.

 


Aquela amizade e admiração que ultrapassam as salas de aula: o jornalista Yago Roppa presenteando o seu sempre mestre, Luiz Augusto Del Moura, coordenador do curso de Jornalismo da Uniplac


Estação da Epagri celebra 113 anos

A Estação Experimental da Epagri de Lages comemorou seus 113 anos, com uma solenidade que reuniu autoridades, pesquisadores e parceiros na sede da associação dos funcionários.

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, destacou a importância da unidade: “Hoje, a Epagri é uma empresa com 1.700 colaboradores e estamos presentes em todos os municípios de Santa Catarina. Aqui em Lages, a estação experimental é uma das mais promissoras, com pesquisas sobre emissão de gases de efeito estufa e integração lavoura-pecuária”, afirmou.

A Estação Experimental da Epagri em Lages tem papel estratégico na pesquisa agropecuária da região. Focada na pecuária e na vocação local, desenvolve estudos em áreas como forrageiras, gado de corte e leite, sanidade e reprodução animal, além de recursos florestais. 

"Todos os grandes e pequenos momentos, feitos com amor e com carinho, são recordações eternas. Palavras podem até conquistar temporariamente, mas atitudes fazem perder ou ganhar para sempre!"

Clarice Lispector


Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário