<
logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

Escreva sua própria história (e sem pressa de virar a página)

Tem livros que marcam a gente. Aquele romance que te faz chorar, o mistério que você não consegue parar de ler, a biografia que te inspira a ser melhor. Mas, acredite, o maior aprendizado vem das páginas em branco que a vida vai oferecendo sem aviso prévio e sem manual de instruções. A gente fica ali, olhando para a página em branco, sem saber bem o que escrever, mas a verdade é que a vida tem um jeito danado de te ensinar a virar a página e seguir em frente, mesmo quando você ainda está tentando entender o capítulo anterior.

E hoje, meus amigos, é um bom dia para lembrar que a sua história é você quem escreve. A vida não vem com revisão de texto, não tem correção de estilo e, convenhamos, muitas vezes nem sabedoria o suficiente para saber o que vai dar certo. Mas, o segredo é: você pode escrever, riscar, mudar, reescrever. Não é sobre escrever um best-seller, é sobre criar o seu próprio enredo. Então, que tal colocar a caneta pra trabalhar e criar uma história que você tenha orgulho de contar? E se errar, tranquilo! O próximo capítulo é só uma página em branco esperando para ser preenchida.

 

Vem aí o 1º Hackathon da Serra Catarinense, o HackathOrion

O primeiro evento de imersão para o desenvolvimento de tecnologias da Serra Catarinense já tem data para acontecer e será sediado no Centro de Inovação de Lages, no Orion Parque Tecnológico. O HackathOrion, como foi carinhosamente nomeado, será realizado nos dias 16 e 17 de maio e promete reunir os profissionais da área de tecnologia em dois dias de imersão para desenvolver tecnologias capazes de solucionar problemas reais. Inscrições e mais informações em www.orionparque.com

 

Decolou (e não foi só nas vendas)

A Shein, gigante do varejo online, resolveu se antecipar ao aumento das tarifas americanas sobre produtos chineses — que entra em vigor em 2 de maio — e reajustou os preços nos Estados Unidos em até 377%. A estratégia visa compensar os impactos da nova taxação e manter a operação lucrativa no país. Para os consumidores americanos, o clique no carrinho ficou um pouco mais caro, deixando a população chateadíssima com Trump.

 

E por falar em Trump...

Nem todo bilionário faz milagre: com apenas 39% de aprovação, Donald Trump amarga o pior índice para um presidente americano nos primeiros 100 dias de governo... em 80 anos! Pra piorar, 73% acham que a economia vai mal e 41% dizem que o bolso encolheu. Parece que, dessa vez, nem o “Make America Great Again” (em português: Torne a América Grande Novamente), deu conta da fatura.

 

"Enquanto no mundo tem gente pensando que sabe muito, eu apenas sinto. Muito."

Carlos Drummond de Andrade

 

Foto 1 foto Jary Carneiro Jr

Uniplac inaugura Laboratórios Multiusuários com foco em pesquisa e inovação sustentável

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) inaugura, no dia 8 de maio, dois Laboratórios Multiusuários voltados à pesquisa científica, inovação e sustentabilidade. Com investimento de R$ 5 milhões da Fapesc, os espaços fortalecem a produção de conhecimento e impulsionam o desenvolvimento tecnológico da Serra Catarinense.

A pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Dra. Lilia Kanan, destaca que a inauguração “é um marco importante para a pesquisa na região, demonstrando o compromisso da Uniplac com a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar da nossa comunidade”.

O Laboratório de Contaminantes Ambientais no Contexto da Saúde Única, coordenado pela professora Dra. Lenita Agostinetto, investigará contaminantes emergentes como agrotóxicos e microplásticos em diversas matrizes ambientais. “Queremos contribuir com uma agricultura mais limpa e com os objetivos da Agenda 2030 da ONU”, afirma Lenita.

Já o Laboratório de Resíduos e Alternativas Sustentáveis, sob coordenação da professora Dra. Cleonice Gonçalves da Rosa, aposta em tecnologias como nanotecnologia, bioimpressão 3D e embalagens biodegradáveis. “É um passo fundamental para consolidar a pesquisa científica e tecnológica em Lages e na Serra Catarinense”, diz Cleonice.

A cerimônia será realizada no auditório do CCJ da Uniplac, com a presença do governador Jorginho Mello, autoridades, pesquisadores e comunidade. O horário será confirmado em breve.

 

Novo desafio no IMA

Nilson Cruz inicia um novo desafio profissional como assessor técnico no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), atuando ao lado do engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal, Giovani Tomazelli Guesser, coordenador regional do órgão. A dupla somará esforços em ações voltadas à preservação e fiscalização ambiental na Serra Catarinense. 


Educação em foco na Acil

A diretoria da Acil recebeu nesta semana o secretário municipal de Educação, Dr Cristian de Oliveira, para uma apresentação sobre os projetos e desafios da rede municipal de ensino. Com postura firme, domínio dos dados e profundo conhecimento das demandas da área, o secretário impressionou o público presente, que saiu da reunião satisfeito com o que ouviu e presenciou.

O secretário demonstrou preparo e comprometimento à frente de uma pasta que impacta diretamente mais de 15 mil estudantes em 118 unidades escolares. Destaques como o contraturno com oficinas, o programa “Nossa Escola, Nosso IDEB” e os investimentos em tecnologia e infraestrutura foram bem recebidos e mostraram que a educação em Lages está no caminho certo, e rumando para um futuro próspero.


Gala Bolshoi: Um espetáculo imperdível de ballet clássico!

Prepare-se para uma noite de elegância e emoção! O Ministério da Cultura traz para Lages o Gala Bolshoi, com a Cia Jovem Bolshoi Brasil, no dia 10 de maio, no Centroserra, às 20h. O espetáculo reunirá os principais repertórios do ballet clássico, prometendo encantar e surpreender a todos com a excelência da companhia.

Os ingressos físicos estão à venda nas lojas Cacau Show e Honolulu, enquanto as mesas podem ser adquiridas no site Minha Entrada: minhaentrada.com.br.

Não perca a chance de vivenciar essa experiência única!


Safra 2025 promete vinhos excepcionais na Villa Francioni

A Villa Francioni, vinícola pioneira em vinhos de altitude, finalizou a colheita das uvas com uma excelente notícia: a safra 2025 promete vinhos de altíssima qualidade! Segundo o enólogo Nei Rasera, os resultados deste ano são comparáveis aos de 2020, uma das melhores safras da Serra Catarinense. O clima favorável, com estações bem definidas e baixo volume de chuvas, contribuiu para uma produção de vinhos brancos e rosés aromáticos e tintos complexos com grande potencial de evolução, totalizando cerca de 80 mil garrafas.

Durante a vindima, a vinícola tem promovido uma série de experiências para os visitantes, como o tradicional Wine Safari, piqueniques, degustações verticais e harmonizadas, e até uma exposição fotográfica sobre a viticultura na Ilha do Pico, nos Açores, disponível na galeria de arte da vinícola. Para a presidente do Conselho Administrativo, Daniela Borges de Freitas, este é um momento de celebração e conexão com os apaixonados por vinho. A vinícola segue aberta para visitas e degustações, com agendamentos pelo site ou diretamente no local. 


Cidade Empreendedora marca nova fase para a Serra Catarinense

A Serra Catarinense iniciou uma nova fase de desenvolvimento regional com o lançamento do programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae/SC em parceria com as prefeituras locais. A iniciativa, que já reúne 16 municípios da região, foi lançada oficialmente em Bom Jardim da Serra e em São Joaquim, e promete impulsionar a economia local por meio de ações de integração entre as cidades, com foco na gestão pública, fortalecimento dos pequenos negócios e inovação.

Com resultados positivos já vistos em Bom Jardim da Serra, o programa aposta em ações práticas, como a valorização dos pequenos negócios locais nas compras públicas e a educação empreendedora, além de apoiar setores estratégicos como a agricultura familiar e o turismo. "A Serra já possui experiências bem-sucedidas de atuação conjunta em áreas como turismo, saúde e consórcios. Agora, com o Cidade Empreendedora, buscamos a integração entre os municípios para promover políticas públicas mais eficientes, como nas compras governamentais. Mesmo que um município não tenha determinado fornecedor, é possível priorizar empresas de cidades vizinhas. Dessa forma, fortalecemos a economia regional como um todo", destaca Altenir Agostini, gerente regional do Sebrae na Serra.


Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário