Instalada Vara Estadual de Organizações Criminosas e divulgado mapa por região |
A Serra Catarinense começou o mês de julho sob um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos. Nesta quarta-feira (2), municípios da região amanheceram cobertos por uma espessa camada de geada, com paisagens congeladas que mais pareciam cartões-postais. Em São Joaquim, os termômetros marcaram impressionantes -10,1ºC durante a madrugada, colocando a cidade entre as mais frias do Brasil no dia.
O frio intenso foi registrado também em outras localidades da região serrana. Em Bom Jardim da Serra, os termômetros marcaram a mínima de -10,4ºC, enquanto Urubici chegou a -9,1ºC. Em Painel, a temperatura caiu para -8,8ºC e, em Urupema, os dados da Epagri indicaram -7,6ºC.
Em São Joaquim, o fenômeno climático transformou a paisagem do Vale do Caminhos da Neve, a cerca de três quilômetros do centro, em um verdadeiro espetáculo. A vegetação amanheceu coberta por uma densa camada de gelo, resultado da forte geada registrada no local, que integra o Roteiro Turístico Caminhos da Neve e fica às margens da SC-114.
A onda de frio que atinge o Sul do país é provocada por uma massa de ar polar que atua sobre a região e deve permanecer pelo menos até a manhã de quinta-feira (3). Apesar do sol aparecer em boa parte do estado nesta quarta, a sensação térmica continua baixa. Apenas o Planalto Norte, o Litoral Norte e o Baixo Vale do Itajaí seguem com maior presença de nebulosidade, o que inibe a variação das temperaturas ao longo do dia.

Para o amanhecer de quinta-feira, a previsão é de mais um dia gelado. Nas áreas do Grande Oeste aos Planaltos, os termômetros devem marcar temperaturas abaixo de 5°C, com valores negativos ainda esperados nos pontos mais altos da Serra Catarinense. No Litoral, as mínimas variam entre 6°C e 12°C, enquanto as máximas previstas para a tarde oscilam entre 14°C e 17°C.
As autoridades alertam para os cuidados com a saúde, especialmente com os grupos mais vulneráveis, e recomendam atenção redobrada nas estradas, que podem apresentar trechos escorregadios devido à formação de gelo.
Fotos: Mycchel Legnaghi
Deixe seu comentário