<
logo RCN
Serra Catarinense

São Joaquim registra a primeira neve de agosto e a terceira do ano

São Joaquim, na Serra Catarinense, amanheceu neste sábado (9) com o registro do que pode ser considerada a primeira neve do mês — um fenômeno delicado, mas poderoso, que evidencia a força do inverno na região.

De acordo com o Climaterra, o fenômeno foi classificado como uma “garoa de neve misturada a flocos de gelo e também chuva congelada”.

As condições se mantiveram favoráveis durante as primeiras horas do dia, sobretudo em áreas acima dos 1.300 metros de altitude, o que permitiu a ocorrência de precipitação mesmo que breve.

Imagens impactantes captadas por Mycchel Legnaghi revelam a emoção estampada nos rostos de moradores e turistas. Em determinado momento, uma moradora de Manaus chegou a se emocionar e agradecer a Deus ao ver a neve caind).

Dados da Epagri/Ciram registraram temperaturas álgidas: por volta das 5 h, São Joaquim registrava entre 0 °C e –1 °C, enquanto Urupema chegou a –2 °C — condições ideais para que o fenômeno ocorresse. Este foi o terceiro episódio de neve no estado em 2025, com registros anteriores em maio e junho.

A previsão indica que a “janela da neve” deve se fechar por volta do meio-dia, mas o resfriamento intenso persiste: nos próximos dias, geadas amplas são esperadas com mínimas entre 0 °C e 4 °C, sobretudo nas regiões de Planalto Sul.

São Joaquim, uma das cidades mais frias do Brasil e tradicional ponto turístico no inverno, confirma sua vocação: apesar da precipitação breve e leve, o evento reacende a beleza invernal que atrai visitantes em busca do contato com a natureza e de cenários de tirar o fôlego.

Com esse episódio, o inverno 2025 segue reafirmando seu caráter rigoroso — e, ao mesmo tempo, encanta pela efemeridade poética da neve na Serra Catarinense.


Curiosidades sobre a neve na Serra Catarinense

Primeiros registros históricos: há relatos de neve em São Joaquim desde o final do século XIX, segundo pesquisadores e moradores antigos.

Ano de maior destaque: em 2013, a cidade viveu um dos episódios mais intensos já registrados, com neve acumulada por mais de 48 horas e temperaturas próximas de –8 °C.

Neve no Brasil: além da Serra Catarinense, o fenômeno também é registrado no Planalto Norte de SC, no Planalto Sul do RS e, em raras ocasiões, no Paraná e São Paulo.

Capital Nacional da Maçã e da Neve: São Joaquim é reconhecida nacionalmente como destino turístico de inverno e também como a “Capital da Neve” no Brasil, atraindo visitantes de todo o país.

Frequência: em média, há de 3 a 5 ocorrências de neve por ano na Serra Catarinense, geralmente entre junho e agosto, mas há registros raros em maio e até setembro.

Fotos: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

São Joaquim registra a primeira neve de agosto e a terceira do ano Anterior

São Joaquim registra a primeira neve de agosto e a terceira do ano

Natália Henrique Esteves é eleita Rainha da 25ª Festa Nacional da Maçã Próximo

Natália Henrique Esteves é eleita Rainha da 25ª Festa Nacional da Maçã

Deixe seu comentário