<
Crime Ambiental

Flagrante de desmatamento da Mata Atlântica é registrado em São Joaquim

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), flagrou sábado, 30, uma ocorrência de degradação ambiental decorrente de desmatamento no município de São Joaquim, na localidade de Morro Grande.

Durante rondas realizadas no interior do município, a guarnição constatou a supressão de árvores nativas pertencentes ao bioma Mata Atlântica, em uma propriedade rural. A ação foi registrada por meio de imagens com georreferenciamento, garantindo a precisão das informações.

Para o levantamento técnico da área impactada, os policiais utilizaram a Aeronave Remotamente Pilotada (RPA), realizando aerolevantamento fotográfico. As imagens captadas serão processadas para a geração de mapas e listas de coordenadas geográficas.

A degradação ambiental atingiu espécies nativas da Floresta Ombrófila Mista, em estágio médio de regeneração, além de Áreas de Preservação Permanente (APPs), localizadas em diferentes pontos da propriedade. No momento da fiscalização, uma escavadeira hidráulica estava em operação.

No local, também foram encontradas madeiras já beneficiadas, como tábuas, caibros e ripas, totalizando cerca de 25m³, além de toras de Araucária-angustifolia (pinheiro-brasileiro), espécie ameaçada de extinção, correspondentes a 114 árvores suprimidas. Todo o material lenhoso e a máquina utilizada foram apreendidos.

Com o objetivo de interromper o dano e assegurar a recuperação ambiental, a área foi embargada como medida cautelar de caráter administrativo.

Fotos: Polícia Militar Ambiental

Flagrante de desmatamento da Mata Atlântica é registrado em São Joaquim Anterior

Flagrante de desmatamento da Mata Atlântica é registrado em São Joaquim

Justiça impõe medidas cautelares em caso de assédio sexual e perseguição Próximo

Justiça impõe medidas cautelares em caso de assédio sexual e perseguição

Deixe seu comentário