<
Urubici

Casa de Cultura Artesabana abre inscrições para aulas gratuitas de instrumentos de sopro

Oficinas de flauta, saxofone e trompete acontecem na primeira quinzena de outubro. No dia 18, haverá evento com atrações musicais gratuitas

O Espaço Cultural Artesabana, em Urubici, está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de flauta, saxofone e trompete que serão realizadas na primeira quinzena de outubro.

As atividades integram o projeto “Soprando o Despertar da Música em Urubici”, iniciativa da direção artistica, professora e musicista venezuelana Kely Pineda, que visa incentivar a formação musical e valorizar os instrumentos de sopro na Serra Catarinense.

Serão realizadas aulas de flauta às terças e quartas, das 14h às 16h, com Kely Pineda,  e de saxofone com Fabíola Ortega e trompete com Camila Donin aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 15h.

As atividades serão realizadas no próprio espaço cultural, localizado na região central da cidade, e são destinadas a pessoas de todas as idades interessadas em iniciar o contato com instrumentos de sopro. As inscrições seguem até o final de setembro, pelo WhatsApp (45) 99158-5300.

Além das aulas, o projeto prevê um grande evento que contará com uma apresentação final dos alunos e com a presença de artistas e grupos convidados.

O evento será no Ponto de Cultura Espaço Cultural Artesabana, no dia 18 de outubro, a partir das 17h, para reforçar ao público a potência dos grupos musicais de Urubici, (com participação do grupo de iniciação) e convidados especiais da música e artes visuais de Florianópolis. Todas as ações, com direção de produção de Inês Hübner/ Evolução, serão gratuitas e inclusivas, com locais adaptados para pessoas com deficiência e intérprete de Libras no evento de encerramento.

Em setembro, o projeto esteve em duas comunidades rurais do município — Santa Tereza e São Francisco — levando oficinas de iniciação à flauta para moradores locais.

As aulas foram um sucesso, reunindo participantes de diferentes idades e despertando o interesse da comunidade pela música como forma de expressão e integração cultural.

“Queremos ampliar o repertório cultural de Urubici e mostrar que os instrumentos de sopro também fazem parte da identidade musical da cidade. É uma oportunidade para que novos talentos possam surgir e fortalecer a cena local”, afirma Kely Pineda, idealizadora do projeto.

O Artesabana, fundado por Kely Pineda e Sylvia Garcia (que também faz a assistência de produção do projeto) em 2019, se consolidou como referência cultural na região, promovendo mais de 80 eventos em diferentes linguagens artísticas.

Entre as iniciativas recentes está a Fanfarra da Serra, primeira fanfarra do município, que também oferece aulas gratuitas de percussão e sopros para a comunidade.

O projeto “Soprando o Despertar da Música em Urubici” é uma Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.

Oficinas gratuitas de flauta, saxofone e trompete
Onde: Casa de Cultura Artesabana – Urubici/SC
Quando: 1ª quinzena de outubro de 2025
Inscrições: até 30 de setembro de 2025, pelo WhatsApp (45) 99158-5300

Deputado acompanha apresentação do projeto arquitetônico do Hospital de Bocaina do Sul Anterior

Deputado acompanha apresentação do projeto arquitetônico do Hospital de Bocaina do Sul

Serra registra temperaturas próximas de 0ºC no primeiro amanhecer de primavera Próximo

Serra registra temperaturas próximas de 0ºC no primeiro amanhecer de primavera

Deixe seu comentário