"Acalento" realiza chamada pública, em Lages, na quinta-feira |
Oficinas de flauta, saxofone e trompete acontecem na primeira quinzena de outubro. No dia 18, haverá evento com atrações musicais gratuitas
O Espaço Cultural Artesabana, em Urubici, está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de flauta, saxofone e trompete que serão realizadas na primeira quinzena de outubro.
As atividades integram o projeto “Soprando o Despertar da Música em Urubici”, iniciativa da direção artistica, professora e musicista venezuelana Kely Pineda, que visa incentivar a formação musical e valorizar os instrumentos de sopro na Serra Catarinense.
Serão realizadas aulas de flauta às terças e quartas, das 14h às 16h, com Kely Pineda, e de saxofone com Fabíola Ortega e trompete com Camila Donin aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 15h.
As atividades serão realizadas no próprio espaço cultural, localizado na região central da cidade, e são destinadas a pessoas de todas as idades interessadas em iniciar o contato com instrumentos de sopro. As inscrições seguem até o final de setembro, pelo WhatsApp (45) 99158-5300.
Além das aulas, o projeto prevê um grande evento que contará com uma apresentação final dos alunos e com a presença de artistas e grupos convidados.
O evento será no Ponto de Cultura Espaço Cultural Artesabana, no dia 18 de outubro, a partir das 17h, para reforçar ao público a potência dos grupos musicais de Urubici, (com participação do grupo de iniciação) e convidados especiais da música e artes visuais de Florianópolis. Todas as ações, com direção de produção de Inês Hübner/ Evolução, serão gratuitas e inclusivas, com locais adaptados para pessoas com deficiência e intérprete de Libras no evento de encerramento.
Em setembro, o projeto esteve em duas comunidades rurais do município — Santa Tereza e São Francisco — levando oficinas de iniciação à flauta para moradores locais.
As aulas foram um sucesso, reunindo participantes de diferentes idades e despertando o interesse da comunidade pela música como forma de expressão e integração cultural.
“Queremos ampliar o repertório cultural de Urubici e mostrar que os instrumentos de sopro também fazem parte da identidade musical da cidade. É uma oportunidade para que novos talentos possam surgir e fortalecer a cena local”, afirma Kely Pineda, idealizadora do projeto.
O Artesabana, fundado por Kely Pineda e Sylvia Garcia (que também faz a assistência de produção do projeto) em 2019, se consolidou como referência cultural na região, promovendo mais de 80 eventos em diferentes linguagens artísticas.
Entre as iniciativas recentes está a Fanfarra da Serra, primeira fanfarra do município, que também oferece aulas gratuitas de percussão e sopros para a comunidade.
O projeto “Soprando o Despertar da Música em Urubici” é uma Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.
Oficinas gratuitas de flauta, saxofone e trompete
Onde: Casa de Cultura Artesabana – Urubici/SC
Quando: 1ª quinzena de outubro de 2025
Inscrições: até 30 de setembro de 2025, pelo WhatsApp (45) 99158-5300
Deixe seu comentário