<
Semana Farroupoilha

Mercado Público terá programação para celebrar o Dia do Gaúcho

Lages, como importante peça para a Revolução Farroupilha e “a mais gaúcha das cidades catarinenses”, também comemora o Dia do Gaúcho, no dia 20 de setembro

Uma intensa programação foi preparada para celebrar o Dia do Gaúcho, comemorado no próximo sábado (20 de setembro), no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. Desde cedo, a partir das 9h, até o fim do dia haverá várias atrações artísticas e musicais para enaltecer a cultura e história do tradicionalismo gaúcho.

Símbolo de luta e cultura de um povo aguerrido, o 20 de setembro é comemorado há 189 anos pelo início de uma revolta contra o governo imperial do Brasil, ocorrida em 1835.

Naquele dia, a insatisfação sobre a cobrança de altos impostos chegou ao limite, desencadeando, assim, a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.

Ocorrida primordialmente no Rio Grande do Sul, o estado de Santa Catarina também faz parte deste marco histórico e a cidade de Lages teve papel fundamental nessa Revolução.

“Celebrar o Dia do Gaúcho é valorizar nossas raízes. Lages está diretamente ligada a essa história de muitas lutas e é nosso dever celebrar a data e manter viva a memória dos nossos antepassados”, reconhece a prefeita Carmen Zanotto.

Conforme informações da obra “O Continente das Lagens”, do escritor lageano Licurgo Costa, durante a Guerra dos Farrapos, os corajosos soldados lageanos, junto ao exército de Bento Gonçalves, arrastaram os barcos farroupilhas pelas várzeas lamacentas da região.

Por este motivo o General Davi Canabarro comentou com o coronel lageano Serafim de Moura que os soldados de Lages pareciam “bois de botas”, fazendo alusão a sua força e fibra para transpassar pelos atoleiros e banhados aos quais eram mais acostumados.

Outros momentos marcantes de Lages na história Farrapa estão na Proclamação da República Lageana, em 1839, e na Batalha do Passo de Santa Vitória, da qual participou o casal revolucionário Anita e Giusepe Garibaldi. Para tanto, a data tornou-se um marco da resistência política e cultural do povo gaúcho (e catarinense), valorizando seus costumes e tradições.

Para comemorar esses feitos, a programação festiva no Mercado Público encerrará as atividades da Semana Farroupilha que teve início na última segunda-feira (15), em Lages, no Casarão Juca Antunes.

“O Dia do Gaúcho celebra a força da nossa cultura e tradição. Teremos um dia completo de atividades no Mercado Público com mateada, apresentações culturais e musicais, torneio de chula e baile gaúcho, enaltecendo a história do nosso povo”, destaca Celio Bueno Junior, diretor Mercado Público de Lages.

Como ato simbólico, além de toda a programação no decorrer do dia no Mercado Público, haverá ainda o tradicional Desfile Farroupilha, em que um grupo de cavaleiros passará pelo Centro de Lages carregando a “Chama Campeira”, que está no Casarão Juca Antunes, e será levada até as dependências do Mercado, às 11h.

Confira a programação 

9h – Mateada “Bem do nosso jeito”, para esquentar a prosa;

10h30 – Show com Érico Goulart e Éder Goulart;

11h – Chegada da Chama Campeira;

12h – Apresentações musicais e culturais no palco Entrevero com transmissão ao vivo pela Band FM no Programa Buenas Tchê;

14h – Torneio de Chula;

18h – Show com Daniel Pakri;

18h40 – Premiação da Chula;

19h30 – Grande Baile com Nilson Neves e Grupo Gaúcho.

Foto: Fábio Pavan 

CTG Barbicacho Colorado realiza revitalização da sede com projeto “Folclore no Galpão” Anterior

CTG Barbicacho Colorado realiza revitalização da sede com projeto “Folclore no Galpão”

Avaliação técnica confirma segurança na Catedral Diocesana e tapumes serão retirados Próximo

Avaliação técnica confirma segurança na Catedral Diocesana e tapumes serão retirados

Deixe seu comentário