Lages se prepara para mais uma Edição do Piquenique da Sustentabilidade |
A manhã de terça-feira (23) foi marcada pela primeira geada da primavera na Serra Catarinense. O fenômeno ocorreu após a entrada de uma massa de ar frio e seco que derrubou as temperaturas durante a madrugada.
De acordo com registros de estações meteorológicas oficiais e particulares, São Joaquim chegou a marcar 0,4°C, conforme dados da Prefeitura Municipal. Já em Urupema, o termômetro da Epagri indicou 0,1°C, sendo uma das cidades mais frias do amanhecer.
Em Urubici, uma estação particular registrou temperatura de 0,5°C, enquanto Bom Jardim da Serra anotou -0,5°C, conforme a estação do INMET em parceria com a prefeitura.
Outros municípios serranos também tiveram temperaturas próximas de 0°C: Painel e Campo Erê marcaram 1,5°C; Água Doce 1,3°C; Lages (Região de Índios) e Ponte Alta do Norte 1,8°C. Fora da Serra, o frio também foi sentido, mas de forma mais amena. Em Florianópolis, por exemplo, a mínima chegou a 9,1°C.
Com as temperaturas tão baixas, a geada se formou em vários pontos do município de São Joaquim, incluindo áreas do centro da cidade e o Vale Caminhos da Neve, a cerca de 3 km da região central. Foi nesses locais que os registros fotográficos da manhã gelada foram feitos, revelando os campos e a vegetação tingidos de branco.
Segundo meteorologistas, a condição foi favorecida pelo céu limpo, vento calmo e ar seco, cenário típico para a formação de geadas nesta época do ano. A expectativa é de que as manhãs frias continuem nos próximos dias, mas com tendência de aquecimento gradual ao longo das tardes.
Fotos: Wagner Urbano
Deixe seu comentário