<

CTG Barbicacho Colorado realiza revitalização da sede com projeto “Folclore no Galpão”

Melhorias ampliam acesso à cultura e fortalecem a inclusão em espaço tradicionalista de Lages.

Com 64 anos anos dedicados à preservação das tradições sul-brasileiras, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Barbicacho Colorado, em Lages, foi contemplado com R$ 200 mil por meio do edital Revitaliza SC – PNAB 2024.

A proposta integra uma iniciativa do Governo do Estado de SC por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, voltada ao apoio de Espaços Culturais Privados.

O recurso será aplicado no projeto “Folclore no Galpão”, que prevê a revitalização da sede da entidade, com foco em acessibilidade, segurança e conforto. Entre as intervenções estão a reforma do banheiro principal, construção de escada lateral e pintura geral do espaço, garantindo melhores condições de uso, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Importante destacar que todas as obras estão sendo executadas por empresas locais, o que garante que os recursos investidos permaneçam circulando na própria cidade, fortalecendo a economia de Lages.

Mais do que um espaço físico, o CTG Barbicacho Colorado é um importante ponto de encontro e um polo de difusão da cultura tradicionalista e serrana. Semanalmente, o local abriga aulas de danças tradicionais, tropeirismo, declamação e música, reunindo crianças, jovens, adultos e idosos.

As atividades também impactam diretamente escolas públicas, instituições como a APAE e a comunidade em geral, em eventos promovidos pela entidade.

A expectativa é que, com as melhorias estruturais, a Escola de Folclore e Tradição do CTG ganhe ainda mais força, ampliando o acesso da população à arte, à cultura popular e às manifestações do patrimônio imaterial da região serrana.

Além das obras, o projeto inclui um plano de comunicação com divulgação nas redes sociais e menções públicas em eventos culturais. O cronograma prevê a execução completa das obras em até cinco meses.

Totalmente financiado com recursos do edital, o projeto “Folclore no Galpão” reforça o papel dos CTGs como guardiões da memória cultural e da identidade gaúcha no estado.

Em tempos de desafios para o setor cultural, iniciativas como essa reafirmam a importância de manter viva a arte, cultura e tradição, com inclusão e acessibilidade para todos.

CTG Barbicacho Colorado realiza revitalização da sede com projeto “Folclore no Galpão” Anterior

CTG Barbicacho Colorado realiza revitalização da sede com projeto “Folclore no Galpão”

Mercado Público terá programação para celebrar o Dia do Gaúcho Próximo

Mercado Público terá programação para celebrar o Dia do Gaúcho

Deixe seu comentário