"Acalento" realiza chamada pública, em Lages, na quinta-feira |
CTG Barbicacho Colorado realiza revitalização da sede com projeto “Folclore no Galpão”
Melhorias ampliam acesso à cultura e fortalecem a inclusão em espaço tradicionalista de Lages.
Com 64 anos anos dedicados à preservação das tradições sul-brasileiras, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Barbicacho Colorado, em Lages, foi contemplado com R$ 200 mil por meio do edital Revitaliza SC – PNAB 2024.
A proposta integra uma iniciativa do Governo do Estado de SC por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, voltada ao apoio de Espaços Culturais Privados.
O recurso será aplicado no projeto “Folclore no Galpão”, que prevê a revitalização da sede da entidade, com foco em acessibilidade, segurança e conforto. Entre as intervenções estão a reforma do banheiro principal, construção de escada lateral e pintura geral do espaço, garantindo melhores condições de uso, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Importante destacar que todas as obras estão sendo executadas por empresas locais, o que garante que os recursos investidos permaneçam circulando na própria cidade, fortalecendo a economia de Lages.
Mais do que um espaço físico, o CTG Barbicacho Colorado é um importante ponto de encontro e um polo de difusão da cultura tradicionalista e serrana. Semanalmente, o local abriga aulas de danças tradicionais, tropeirismo, declamação e música, reunindo crianças, jovens, adultos e idosos.
As atividades também impactam diretamente escolas públicas, instituições como a APAE e a comunidade em geral, em eventos promovidos pela entidade.
A expectativa é que, com as melhorias estruturais, a Escola de Folclore e Tradição do CTG ganhe ainda mais força, ampliando o acesso da população à arte, à cultura popular e às manifestações do patrimônio imaterial da região serrana.
Além das obras, o projeto inclui um plano de comunicação com divulgação nas redes sociais e menções públicas em eventos culturais. O cronograma prevê a execução completa das obras em até cinco meses.
Totalmente financiado com recursos do edital, o projeto “Folclore no Galpão” reforça o papel dos CTGs como guardiões da memória cultural e da identidade gaúcha no estado.
Em tempos de desafios para o setor cultural, iniciativas como essa reafirmam a importância de manter viva a arte, cultura e tradição, com inclusão e acessibilidade para todos.
Deixe seu comentário