<
Atenção

Semáforo inteligente na esquina da Rua Frei Gabriel com a Avenida Belisário Ramos entra em operação

A tecnologia identifica a presença de veículos e ajusta o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), informa que o semáforo inteligente, ou adaptativo, na esquina da Rua Frei Gabriel com a Avenida Belisário Ramos, no Centro, entrou em operação plena nesta segunda-feira (25 de agosto).

O equipamento identifica a presença de veículos e ajusta o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real, a medida visa desafogar o trânsito nos horários de pico, principalmente durante início e saída das escolas e fins de expediente, quando o fluxo de veículos na região fica bastante intenso.

Mudança no trânsito da Praça dos Motoristas

Os motoristas têm de ficar atentos. A rua Professor Teobaldo Delwing passa a ter trânsito em mão dupla, já rua da Praça dos Motoristas ficará em mão única sentido rua Professor Teobaldo Delwing.

A Prefeitura reforça o pedido de cuidado aos motoristas neste primeiro momento, o novo dispositivo vai oferecer mais segurança e qualidade no trânsito.

No período de testes os Agentes de Trânsito simularam o funcionamento do semáforo com auxílio de drone para uma melhor avaliação, mostrando resultados positivos, com melhor fluidez no tráfego, sem formar grandes filas.

A prefeita Carmen Zanotto salienta a importância da tecnologia e o avanço da cidade. “Temos trabalhado muito na evolução do nosso trânsito, investindo em tecnologia para oferecer mais segurança e qualidade de vida aos nossos cidadãos. Esse semáforo inteligente é um passo importante para a modernização do trânsito em nosso município” comenta a prefeita.

“O semáforo inteligente entrou em funcionamento nesta segunda, temos convicção que é um passo importante para o futuro do trânsito no nosso município, o planejamento urbano é complexo, estamos trabalhando e viabilizando alternativas inovadoras para a mobilidade urbana”, destaca o secretário do Planejamento Urbano (Seplam), Malek Ráu Dabbous.

O diretor de Mobilidade Urbana da Seplam, Ricardo Fonseca Nerbass, comenta sobre os estudos e a aplicação do semáforo na região. “Os estudos da região, através do nosso drone, nos mostraram que a mudança é válida e a tecnologia do semáforo nos permite identificar o volume de veículos em tempo real, ajustando automaticamente o tempo de abertura e fechamento, o que contribui para um trânsito mais fluido e seguro”, explica o diretor.

Fotos: Fábio Pavan/PML
Arte: João Francisco Custódio Maciel/PML

 

Futebol feminino fortalece mulheres Xokleng e celebra campo próprio na Aldeia Palmeira Anterior

Futebol feminino fortalece mulheres Xokleng e celebra campo próprio na Aldeia Palmeira

Mourões vivos são muito melhores que palanques de cerca Próximo

Mourões vivos são muito melhores que palanques de cerca

Deixe seu comentário