<
Quinto Constitucional

Com recorde de votação, OAB/SC escolhe lista sêxtupla para vaga no TJSC

Mais de 19,4 mil profissionais da advocacia participaram da escolha dos nomes, um aumento de 40% no número de votantes

Com uma votação histórica, marcada pelo número recorde de 19.401 advogados escolhendo diretamente os candidatos, a OAB/SC formou, na segunda-feira (6), a lista sêxtupla que será encaminhada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para o preenchimento de vaga pelo Quinto Constitucional. Esse é o 6° processo que conta com escolha direta pela classe.

Nesta quinta-feira (9) a lista será homologada pelo Conselho Pleno e depois caberá ao TJSC escolher três nomes, que serão submetidos ao governador do Estado, que tem a competência para escolher e nomear o novo magistrado, segundo define a Constituição Federal.

Os nomes foram escolhidos nesta ordem de votação: Marcio Luiz Fogaça Vicari (OAB/SC 9199) – 3.498 votos; Willian Medeiros de Quadros (OAB/SC 25792) – 2.452 votos; Ivan Naatz (OAB/SC 9145) – 2.246 votos; Mauri Nascimento (OAB/SC 5938) – 2.181 votos; Giovani de Lima (OAB/SC 13099) – 1.641 votos; e Giane Brusque Bello (OAB/SC 12303) – 1.568 votos.

A votação pela advocacia não é obrigatória. Na última escolha direta realizada pela OAB/SC para formação de lista sêxtupla do Quinto Constitucional, em 2023, 13.936 profissionais votaram. O processo atual registrou um aumento de quase 40% na participação, com votação de forma eletrônica e transmissão da apuração ao vivo pelo canal da instituição no Youtube.

“Estamos muito felizes com a transparência, democracia e lisura desse pleito. A prova disso são os recordes que registramos nesse processo, tanto de participação quanto de percentual numérico”, destaca o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli.

Na etapa anterior do atual processo, quando o Conselho Estadual da Seccional definiu 12 nomes, o colégio eleitoral também foi ampliado, de forma pioneira no País: além dos 63 conselheiros estaduais titulares e diretores da OAB/SC, os 62 conselheiros estaduais suplentes passaram a ter direito à escolha, por mudança no regramento pela instituição.

“Isso tornou o procedimento mais inclusivo e reforçou a importância da democracia interna e da valorização da participação direta da classe na composição da lista sêxtupla”, considera Mandelli.

O QUINTO CONSTITUCIONAL – As vagas do Quinto Constitucional são previstas no artigo 94 da Constituição Federal, que destina alguns dos cargos de desembargador nos tribunais à advocacia e ao Ministério Público, com preenchimento por alternância entre as instituições.

Pelo processo do Quinto Constitucional, a OAB/SC forma uma lista sêxtupla que é encaminhada ao Tribunal, que então escolhe uma lista tríplice, submetida ao governador do Estado, que tem a competência definida na Constituição para escolher e nomear o desembargador. Na OAB/SC o processo ocorre em duas etapas: na primeira, o Conselho Estadual define 12 nomes. Na segunda, a partir dessa lista, toda a advocacia escolhe diretamente os seis nomes que irão compor a lista sêxtupla.

LISTA SÊXTUPLA DA OAB/SC
Marcio Luiz Fogaça Vicari – (OAB/SC 9199) – 3.498 votos
Willian Medeiros de Quadros – (OAB/SC 25792) – 2.452 votos
Ivan Naatz – (OAB/SC 9145) – 2.246 votos
Mauri Nascimento – (OAB/SC 5938) – 2.181 votos
Giovani de Lima – (OAB/SC 13099) – 1.641 votos
Giane Brusque Bello – (OAB/SC 12303) – 1.568 votos

Fotos: Eduardo Tarasca

Com recorde de votação, OAB/SC escolhe lista sêxtupla para vaga no TJSC Anterior

Com recorde de votação, OAB/SC escolhe lista sêxtupla para vaga no TJSC

Deputado parabeniza padeiro lageano selecionado entre os melhores do Brasil Próximo

Deputado parabeniza padeiro lageano selecionado entre os melhores do Brasil

Deixe seu comentário