<
Serra Catarinense

Missão técnica do ELI Lages a Porto Alegre inspira novas práticas para fortalecer a inovação

Em um movimento coletivo,, Lages dá mais um passo para fortalecer o sistema de inovação da Serra Catarinense. Um grupo de representantes do Ecossistema Local de Inovação (ELI Lages) esteve em Porto Alegre (RS) entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, onde conheceu experiências bem-sucedidas de desenvolvimento territorial e gestão colaborativa da inovação.

A missão técnica foi promovida com o apoio do Sebrae/SC, Prefeitura de Lages, UDESC, Órion, ACIL, Celesc, e outras empresas/instituições regionais.

A delegação retornou trazendo na bagagem novas ideias e práticas inspiradoras após visitas ao Instituto Caldeira, reconhecido como um dos principais hubs de inovação do país, e ao Pacto Alegre, movimento que conecta poder público, universidades e empresas para promover o desenvolvimento sustentável da capital gaúcha.

Para a analista do Sebrae/SC e integrante da comitiva, Mariana Bonella, a missão foi uma oportunidade de aprendizado e conexão. “Vivenciar outros ecossistemas, como o de Porto Alegre, nos permite aprender com quem já avançou na jornada da inovação, identificar práticas que realmente funcionam e adaptá-las à realidade da Serra Catarinense. Mais do que observar, é sobre trocar experiências e fortalecer o movimento que está transformando Lages em um polo de inovação e desenvolvimento”, destacou.

O ELI Lages atua como um espaço de governança compartilhada, conectando lideranças empresariais, acadêmicas, governamentais e da sociedade civil.

Seu propósito é estimular projetos de impacto regional e criar um ambiente favorável à inovação, à competitividade e ao empreendedorismo sustentável.

Durante a missão, os participantes tiveram contato com metodologias e cases que reforçaram valores como colaboração, agilidade na execução, valorização do legado local e comunicação mobilizadora, princípios que norteiam o trabalho do ELI Lages.

Combustíveis sustentáveis e a evolução da cultura dos pomares de Oliveiras serão temas de palestras Anterior

Combustíveis sustentáveis e a evolução da cultura dos pomares de Oliveiras serão temas de palestras

Cooperação entre Serras Gaúcha e Catarinense marca a 65ª reunião do G30 Próximo

Cooperação entre Serras Gaúcha e Catarinense marca a 65ª reunião do G30

Deixe seu comentário