Diretran divulga plano de mobilidade para os cinco dias de shows nacionais |
-
Fábio Pavan/PML
O atendimento segue normalmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), no bairro Universitário, assim como a coleta do lixo domiciliar e limpeza urbana. Em relação aos demais setores, o atendimento geral retorna na próxima segunda-feira, dia 23 de junho
A prefeitura de Lages decretou ponto facultativo para esta sexta-feira (20 de junho), pós-feriado de Corpus Christi (19). As secções que desempenham funções e serviços considerados essenciais à população funcionarão normalmente. O atendimento geral volta no próximo dia 23 de junho, segunda-feira.
A programação das atrações da 35ª Festa Nacional do Pinhão segue conforme o planejado e, a partir da próxima quarta-feira (18), fica mais intensa com o início da maratona dos shows nacionais gratuitos no palco Leão Baio, instalado nas estruturas do Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior. A primeira grande atração nacional a se apresentar é a dupla sertaneja Guilherme & Benuto, com show previsto para começar a partir das 20h da próxima quarta.
Simultaneamente às atrações nacionais, o palco do Recanto do Pinhão Aracy Paim, no calçadão da praça João Costa, continuará recebendo grandes nomes da música nativista e tradicionalista gaúcha. O mesmo acontece com a programação do palco Entrevero, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, com apresentações alternativas.
Junto a essa intensa programação em vários locais da cidade, e aliado ao aumento expressivo no movimento de moradores, visitantes e turistas na área central, o feriado prolongado é uma ótima oportunidade para estimular as vendas do comércio.
Para isso, a prefeita Carmen Zanotto assinou decreto que autoriza o funcionamento de estabelecimentos comerciais em horário ampliado, de forma excepcional em razão da 35ª Festa Nacional do Pinhão, e que também abrange os dias de feriadão.
A sugestão de atendimento para o comércio lageano nos dias 18, 20 e 21 de junho – quarta-feira (pré-feriado), sexta-feira e sábado, é das 9h às 20h, conforme orientações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL).
Já para o dia de Corpus Christi (feriado), 19 de junho, a sugestão é que o comércio varejista atenda o público das 14h às 19h, mediante o acordo com o Sindicato Laboral.
Para supermercados a orientação é de que o atendimento aconteça normalmente. Já para o shopping, a praça de alimentação está prevista para prestar atendimento das 10h às 22h, enquanto lojas e quiosques das 14h às 20h.
Saiba o que abre e fecha o serviço público municipal nestes dois dias de recesso
De acordo com o decreto nº 22.758, a Prefeitura de Lages estabeleceu ponto facultativo para a quinta-feira de Corpus Christi e no pós-feriado, sexta-feira, dias 19 e 20 de junho.
Os serviços considerados essenciais para o atendimento à população serão prestados sem interrupções ou modificações nesta quinta-feira e sexta-feira, funcionando dentro da normalidade.
Confira como ficarão os serviços públicos municipais à comunidade nestes dois dias de recesso
Saúde: O atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) segue normalmente, assim como as demais unidades hospitalares da cidade, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica Municipal e Farmácia Básica estarão fechadas.
Coleta de Lixo: Seguirá o roteiro preestabelecido pela empresa prestadora do serviço, CTA Empreendimentos, sem alterações no roteiro, dias e horários de coleta, permanecendo normalmente durante os dois dias de ponto facultativo. Do mesmo modo, a coleta seletiva de materiais recicláveis, pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages), segue normal para o atendimento aos moradores de Lages nos dias 19 e 20 de junho.
Educação: No Sistema Municipal de Educação, seguindo o Calendário Escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, as Unidades de Ensino que incluem Ceims, Emebs e Emefs estarão em recesso nos dias 19 e 20 de junho. As atividades pedagógicas retornam normalmente na segunda-feira (23 de junho).
Obras e Infraestrutura: Não possui serviços programados para esta quinta-feira (feriado) e sexta-feira (facultativo). Já na segunda-feira (23 de Junho) todas as equipes operacionais, administrativas e a Central de Atendimento retomam suas atividades e o expediente será normal.
Serviços Públicos: O setor operacional trabalhará normalmente com as equipes de limpeza, roçada e poda de árvores. As equipes dos terminais urbano e rodoviário também trabalharão normalmente. Já os setores administrativos e de fiscalização seguirão o decreto e não haverá expediente.
Secretaria de Políticas para a Mulher: Atenderá nos dias de recesso somente por meio do número do plantão, no telefone (49) 98402-9413. Caso precise de apoio, a cidadã pode entrar em contato que um profissional da equipe de referência, como assistentes sociais e psicólogas, farão o atendimento.
Secretaria de Assistência Social: Na quinta-feira (19 de junho) e na sexta-feira (20 de junho), a abordagem social estará atendendo 24h por ligação ou WhatsApp: (49) 99836-1428.
Museu Histórico Thiago de Castro: a Fundação Cultural de Lages (FCL) manterá o Museu Histórico Thiago de Castro aberto para visitações na quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo (19, 20,21 e 22) das 14h às 18h, período em que a cidade deverá estar com maior movimentação de turistas e visitantes.
Coordenação de Proteção e Defesa Civil: Manterá o plantão 24 horas. Solicitações poderão ser feitas por meio dos telefones (49) 3019-7477, (49) 3019-7479, (49) 99836-1702 ou 199.
Deixe seu comentário