<

Projeto do IFSC capacitará famílias agricultoras ligadas à Agrilages

As famílias produtoras que compõem a Agrilages receberão capacitações e fomentos para otimizarem sua produção frente às mudanças climáticas, construindo um campo mais saudável, sustentável e resiliente. O projeto terá duração de três anos com diferentes ações

Um projeto voltado ao desenvolvimento de atividades agrícolas com realização de cursos de qualificação, oficinas, mutirões, educação ambiental e assistência técnica e extensão rural. Este é o projeto Agrifor, apresentado à prefeita Carmen Zanotto por equipe da Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Trata-se do Projeto Agrifor que visa fortalecer a agricultura familiar agroecológica do município de Lages e, neste primeiro momento, o público alvo do projeto são as famílias de agricultores familiares da Associação de Agricultores de Lages (Agrilages) que fornecem alimentos para a merenda escolar. A Agrilages, que é orientada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca e pela Epagri, possui contrato com a Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Lages, para fornecimento de alimentação escolar.

O Projeto Agrifor, desenvolvido no Campus do IFSC, em Lages, conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que “é uma empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua missão é promover o desenvolvimento econômico e social do país através do fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas, universidades e outras instituições”.

A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) serão oferecidas aos agricultores, profissionais do setor, estudantes e para comunidade em geral. O projeto será executado, durante três anos, por uma equipe multidisciplinar capacitada para levar informações, tecnologia e experiências até os beneficiários do projeto.

"Estou muito feliz com a proposta do Agrifor. Vocês têm o meu total apoio, pois se trata de projeto produtivo que atende a questão ambiental, de suma importância para a conscientização das famílias. Precisamos pensar também na melhoria da qualidade da Educação e nos programas de proteção à mulher do meio Rural. Temos muitos desafios, incluindo a melhoria na infraestrutura viária e acesso às propriedades rurais, mas não é só isso. Portanto, fico muito feliz com a apresentação desse projeto do IFSC", afirma a prefeita Carmen.

Sustentabilidade e geração de trabalho e renda

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizette de Souza, lembrou que logo ao ser anunciado pela prefeita Carmen Zanotto para compor o seu secretariado, já havia recebido o convite do professor Fernando e da professora Luciane, do IFSC, e também do presidente da Agrilages, Alisson Correa de Jesus, para que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, fizesse parte do Projeto Agrifor.

“Assim como na área de infraestrutura, para a qual buscamos parcerias para viabilizar obras necessárias, e também na área de produção, o trabalho nos demais setores que competem à nossa secretaria não é diferente. Sempre estaremos em busca de parcerias, pensando no crescimento e desenvolvimento da população, tanto no meio rural quanto urbano”, destaca o secretário.

Pedro Donizete disse que projeto Agrifor é muito importante, pois volta-se à sustentabilidade ambiental e ao desenvolvimento social e econômico (geração de trabalho e renda) das comunidades rurais e urbanas. “Possibilita melhoria na qualidade de vida das famílias, fazendo com que elas permaneçam no meio rural, diminuindo impactos do êxodo rural”, finaliza.

Participaram da apresentação do projeto Agrifor, no gabinete da prefeitura Carmen Zanotto, a seguinte equipe: professor Dr. Fernando Domingo Zinger; professora Dra. Luciane Costa de Oliveira (ambos coordenadores do projeto); professora e pesquisadora Dra. Joelma Kremer; Gesieli Priscila Buba (coordenadora-geral de execução de atividades); Ana Cláudia Valente Tomasini (marketing digital e divulgação); Larissa Brizola Yared (relação com agricultores e escrita).

Projeto do IFSC capacitará famílias agricultoras ligadas à Agrilages Anterior

Projeto do IFSC capacitará famílias agricultoras ligadas à Agrilages

Posse de novos gestores do IFSC será na próxima quinta, 28 de agosto Próximo

Posse de novos gestores do IFSC será na próxima quinta, 28 de agosto

Deixe seu comentário