Prefeitura exige reparo em pavimentação defeituosa na Carahá |
Obra estava na garantia e levou empresa responsável a efetuar os consertos. Em junho, a gestão atual inovou ao adotar o mesmo procedimento na avenida Manoel Antunes Pessoa, no São Miguel
A Secretaria de Obras e Infraestrutura vem acompanhando uma obra entregue recentemente, que não estava dentro das condições contratadas. A situação é referente ao trecho 01 da avenida Belisário Ramos, a Carahá, no Bairro Bom Jesus, próximo à ponte no cruzamento com a rua Cirilo Vieira Ramos.
O projeto previa a execução de serviços de terraplenagem, drenagem e obras de pavimentação asfáltica, revitalização urbanística e sinalização, cujos termos foram publicamente divulgados no processo licitatório. O que, após a seleção da empresa vencedora e das etapas seguintes, culminou na formalização do contrato nº 262/2022.
O secretário de Obras e Infraestrutura explica o motivo pelo qual a empresa foi acionada. “As obras de pavimentação foram executadas em 2024, no entanto, todas possuem garantia de cinco anos quanto a defeitos construtivos, desde que sejam decorrentes dos serviços realizados. Cabe à empresa responsável realizar os devidos reparos”, pontua.
A solicitação se deu depois que as equipes de engenharia identificaram a formação de uma ‘panela’ no asfalto, além de elevações resultantes do adensamento de elementos abaixo da camada pavimentada.
Assim, a recomendação foi no sentido da remoção total do material danificado e reconstrução das camadas de suporte (base e sub-base), para só então realizar a recomposição do pavimento da via.
A medida é inovadora em Lages e já acontece pela segunda vez na gestão da prefeita Carmen Zanotto. Em junho a avenida Manoel Antunes Pessoa, que divide os bairros Penha e São Miguel, também passou por reparos emergenciais por motivos semelhantes.
“A Prefeitura seguirá fiscalizando a qualidade e durabilidade em obras realizadas em nossa cidade. Nosso compromisso é com a aplicação correta e a destinação eficiente dos recursos públicos. São entregas que estão dentro da garantia e devem ser cumpridas rigorosamente, como previsto em contrato e como a população espera e merece”, enfatiza a prefeita Carmen Zanotto.
Com o monitoramento constante dos projetos executados por empresas terceirizadas, vencedoras de processos licitatórios, a Prefeitura de Lages avança para elevar o nível das obras públicas na cidade. Cabe ressaltar que os ajustes necessários não têm custo extra para o Município, estando as despesas financeiras sob responsabilidade das empresas em questão.
Deixe seu comentário