<
7 de setembro

Lages celebra os 203 anos da Independência do Brasil com desfile cívico

  • Marlon Sá/MSM Imagens Aéreas

Evento começou às 8h30 e se estendeu até às 13h. Desfilaram cerca de cinco mil pessoas, entre militares e civis

O vento e o frio não foram obstáculos para afastar o público do Desfile Cívico em Lages, na manhã deste domingo (7 de setembro), na avenida Duque de Caxias, em homenagem aos 203 anos da Independência do Brasil - feriado nacional.

O ato reuniu milhares de pessoas, que se aglomeraram na calçada e canteiro central da avenida para acompanhar as apresentações. Muitas delas carregavam bandeiras do Brasil, em uma demonstração de civismo e amor à Pátria.

O evento começou às 8h30min e se estendeu até às 13h. Desfilaram cerca de cinco mil pessoas, entre militares e civis. Participaram do ato 32 entidades, entre escolas públicas municipais, estaduais e da rede privada; grupos de escoteiros, e entidades civis e das forças de segurança da cidade.

As autoridades se posicionaram no palanque oficial do desfile, montado nas proximidades da Loja Hedrons.  A prefeita Carmen Zanotto e autoridades civis e militares estiveram presentes à solenidade.

Cada escola e entidade que passava arrancava aplausos do público. Como destaque, o desfile da Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas) foi recepcionado pelo público com o gesto de aplauso na Língua Brasileira de Sinais (Libras), em que o aplauso é realizado levantando-se as mãos com as palmas abertas com um movimento de agitação para cima, sem tocar uma na outra.

Marlon Sá/MSM Imagens Aéreas

A prefeita Carmen Zanotto celebrou a presença do público, apesar do clima frio. “O Desfile Cívico é um momento que o lageano sempre prestigia. Apesar do frio intenso, milhares de pessoas prestigiaram o desfile aqui na avenida Duque de Caxias. Também é um momento para refletirmos sobre os desafios que tanto o Brasil, quanto a nossa cidade de Lages, têm para poder avançar com mais dignidade.”

O secretário Municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, realçou o planejamento envolvido na preparação dos Desfiles Cívicos. “Nossas escolas e instituições vêm se preparando há bastante tempo para apresentarem estes desfiles repletos de brilhantismo, como vimos ontem (6 de setembro), na avenida Luiz de Camões, e hoje (7 de setembro) aqui na avenida Duque de Caxias”, enfatiza.

Apesar do frio, a aposentada Nilda Antunes de Oliveira, de 78 anos, foi à avenida Duque de Caxias prestigiar o Desfile Cívico e acompanhar a passagem da filha, professora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

“O Desfile deste ano está muito organizado. Sempre achei tudo muito bonito. A saúde não permite que eu venha todos os anos, mas este ano estou firme aqui para assistir minha filha, que é professora na Apae, desfilar.”

A Semana da Pátria é organizada pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, com o apoio das demais entidades da cidade. O ato de encerramento da Semana da Pátria ocorrerá às 17h, na Praça João Ribeiro, com a extinção do fogo simbólico da agenda final das cerimônias celebrativas deste ano de 2025.

Solenidade marca encerramento da Semana da Pátria em Lages Anterior

Solenidade marca encerramento da Semana da Pátria em Lages

Prefeitura exige reparo em pavimentação defeituosa na Carahá Próximo

Prefeitura exige reparo em pavimentação defeituosa na Carahá

Deixe seu comentário