logo RCN
Inclusão

Seminário sobre Autismo na Serra Catarinense atrai recorde de três mil participantes em Lages

Evento promovido por iniciativa do deputado Lucas Neves destaca a importância da conscientização e do conhecimento sobre o TEA para promover inclusão e respeito

O 2º Seminário Regional sobre Autismo na Serra Catarinense reuniu, nesta quarta-feira, três mil pessoas em Lages, um recorde no estado. O evento, de iniciativa do deputado estadual Lucas Neves (Podemos), foi realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Escola do Legislativo, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, CER II – Centro Especializado em Reabilitação, AMA Lages – Associação Amigos dos Autistas e Apae de Lages. Também prestigiaram o Seminário a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e a presidente da Federação Catarinense das AMAs, Catia Franzoi.

Com a presença de especialistas das áreas da saúde, educação e assistência social, além de autoridades, entidades e familiares, o evento serviu para a troca de conhecimento e experiências. Entre os palestrantes estavam renomados profissionais como Lucelmo Lacerda de Brito e Carlo Schmidt.

“Nós precisamos de conhecimento porque, através do conhecimento, vamos gerar compreensão e, através da compreensão, a gente promove o respeito e quando a gente respeita a gente inclui,” destacou o deputado Lucas Neves.

O Seminário faz parte do 'Abril Azul', mês dedicado à conscientização do TEA. O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por dificuldades na interação social, deficiências verbais e físicas, bem como padrões restritos e repetitivos de comportamento.

A Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo têm TEA, sendo 2 milhões delas no Brasil. O diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais para o desenvolvimento das crianças com autismo.

Tribunal do Júri absolve dois e condena um dos denunciados por homicídio de advogado em Florianópolis Anterior

Tribunal do Júri absolve dois e condena um dos denunciados por homicídio de advogado em Florianópolis

Uniplac dá início às comemorações dos seus 65 anos Próximo

Uniplac dá início às comemorações dos seus 65 anos

Deixe seu comentário