logo RCN
Marcius Machado

Uniplac recebe homenagem na Alesc, pelos 65 anos

Há 65 anos, eram dados os primeiros passos para a criação de uma das primeiras instituições de ensino da região Serrana. A Universidade do Planalto Catarinense comemora este ano a data histórica e o deputado Marcius Machado (PL) organizou homenagem no plenário da Assembleia Legislativa.

O reitor Kaio do Amarante, o presidente da Fundação Uniplac Antônio Carlos Floriani, o Pró-Reitor de Ensino Alexandre Tripoli e a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Lilia Kanan receberam das mãos do deputado Marcius o reconhecimento e a congratulação pela comemoração da data. Convidado para usar a tribuna da Alesc, Kaio destacou a trajetória de sucesso da universidade.

“A Uniplac é um grande patrimônio da Serra Catarinense, em ensino, pesquisa, extensão e cultura. A mais antiga instituição fundada em no Estado, quando um grupo de idealizadores pensou que a Serra Catarinense precisava evoluir. A região conseguiu crescer porque a universidade se fez presentes e cresceu em todo o País” destacou Kaio.

O reitor ainda comemorou o recorde de matrículas neste semestre. “Foram mais de 1300 calouros que acreditaram na nossa instituição. Nossa universidade está no caminho da ciência de ponta e levando conhecimento e pesquisa para todos os cantos do mundo.”

O deputado Marcius Machado, autor da homenagem, relembrou dos tempos em que frequentava os corredores da Uniplac como aluno.

“Eu sou filho desta universidade, contribui como presidente do DCE, eleito e reeleito em 2005 e 2008. Cobramos aqui nessa casa a ampliação do artigo 170 e do 171. Há 65 anos, homens e mulheres visionários acreditaram na educação de qualidade e em desenvolver uma região tão carente. Hoje, a região serrana é referência”.

Marcius também comemora o projeto de implantação da clínica de hidroterapia, que será construída na Uniplac com recursos de R$ 1,2 milhão através de emenda impositiva e projeto realizado pela equipe de engenharia do deputado. “Serão mais de 4 mil atendimentos, para que as pessoas possam ter qualidade de vida, em abundância”.

“A universidade é um legado no coração das pessoas. Quando se formam e chegam nas comunidades do Painel, Campo Belo do Sul, Otacílio Costa, Correia Pinto, Bom Jardim da Serra e nos mais variados rincões, transformando aquela realidade, seja na fisioterapia, odontologia, medicina, matemática com professores. Santa Catarina aplaude a Uniplac, de pé”, concluiu Marcius.

A Universidade do Planalto Catarinense foi fundada em 19 de julho de 1959, quando a Associação Catarinense de Cultura (ACC) estabeleceu as bases para o ensino superior na região, fundando as primeiras faculdades em Lages.

Desde então, a instituição evoluiu significativamente, passando pela transformação da Fundação Educacional de Lages (FEL) para a Fundação Universidade do Planalto Catarinense (UPC).

Ao longo dos anos, a Uniplac ampliou sua base acadêmica, abraçando novas áreas de conhecimento e fortalecendo sua presença na comunidade.

A busca pela excelência acadêmica foi evidenciada pela criação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) em 1984, seguida pelo lançamento de programas de pós-graduação em 1987. Na década de 90, a Uniplac iniciou o processo de se tornar uma universidade, alcançando o reconhecimento oficial em 1999.

Uniplac recebe homenagem na Alesc, pelos 65 anos Anterior

Uniplac recebe homenagem na Alesc, pelos 65 anos

Deputado Lucas Neves investe na saúde da Serra Catarinense Próximo

Deputado Lucas Neves investe na saúde da Serra Catarinense

Deixe seu comentário