<
logo RCN
De Elon Musk a aluno da UFRGS

Projetos usam tecnologia para ajudar população do Rio Grande do Sul

O bilionário da tecnologia Elon Musk anunciou, na quinta-feira (9), a doação de mil terminais de internet da Starlink para ajudar o Rio Grande do Sul, além de liberar gratuitamente o sinal de todos os satélites da empresa na região.

Na quarta-feira (8), o CEO da Apple, Tim Cook, também publicou em sua conta pessoal no X (antigo Twitter) uma mensagem de apoio aos atingidos, garantindo que a Big Tech fará uma contribuição para o estado brasileiro.

O Google e a Nasa também entraram na corrente com a disponibilização de mapas de alerta e imagens em tempo real

Nas redes sociais, projetos desenvolvidos por brasileiros ganharam destaque por resolverem problemas de comunicação e acesso à água nas áreas afetadas.

Conheça iniciativas que usam tecnologia para ajudar população do RS

Ajuda-RS

Site criado por aluno da UFRGS: “Dados, sites e perfis sobre a catástrofe climática no Rio Grande do Sul que estavam sendo divulgados separadamente, agora podem ser encontrados de forma organizada em um único lugar.”

Esta é a descrição do site criado por Victor Arnt, estudante de Engenharia de Computação da UFRGS.

A plataforma Ajuda-RS, disponível neste link , compila informações como “mapas de abrigos e áreas de risco, contatos para resgate, listas de pessoas aguardando ajuda, onde conseguir socorro médico, como fazer doações e meios de cadastro para voluntariado”.

A Agência Brasil publicou, na quarta-feira (8) que “um total de 220 purificadores de água, comprados a partir de doações, chegaram ao Rio Grande do Sul”.

Os equipamentos da PWTech, startup fundada em 2019, foram criados em parceria com duas universidades, a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e a USP (Universidade de São Paulo), por meio do Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (Cirra).

Segundo a Secom, os purificadores foram comprados pelo influenciador Felipe Neto, a partir de doações arrecadadas na internet.

“Cada equipamento tem a capacidade de purificar 5 mil litros de água por dia. Isso nos permitirá purificar 1,1 milhão de litros de água/dia”, divulgou o governo.

Mapa das inundações com atualizações do Google

O Google destacou um mapa com informações sobre as inundações no Rio Grande do Sul em sua página principal. Para acessá-lo, basta digitar “Mapa das enchentes no RS” na ferramenta de pesquisa.

Imagens de satélite da Nasa

A Nasa mantém uma interface com imagens de desastres naturais ao redor do mundo. O “Portal de Mapeamento de Desastres”, alimentado por satélites em tempo real, divulgou, na quarta-feira (8), informações e fotos das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.

O site Disaster Mapping Portal, da Nasa, é utilizado por especialistas para análise e pesquisa aplicada para o desenvolvimento de ferramentas de previsão, preparação, resposta e recuperação de desastres.

Acompanhamento da saúde dos colaboradores diminui desperdício de recursos Anterior

Acompanhamento da saúde dos colaboradores diminui desperdício de recursos

Gestação cada vez mais tarde, aponta IBGE Próximo

Gestação cada vez mais tarde, aponta IBGE

Deixe seu comentário