logo RCN
Patrick Cruz

Inter - 75 anos

Procura-se Luiz Fernando

A cada 26 de abril, o futebol brasileiro celebra o Dia do Goleiro, uma iniciativa que, segundo consta, nasceu como homenagem aos atletas que exercem essa função em uma equipe. Como não há "Dia do Lateral Direito", "Dia do Cabeça de Área" ou "Dia do Falso Nove", a homenagem também parece soar como um prêmio de consolação aos jogadores que atuam "na posição mais ingrata do futebol", uma tarefa que, de tão infeliz, é a que se cumpre no lugar do campo "onde não nasce grama". Era isso, ao menos, o que diziam os chavões em 1976, quando se criou a data comemorativa.

Há um tanto de justiça poética no fato de que, quando os goleiros passaram a ter um dia para chamar de seu, no Inter de Lages, o dono da posição era o atleta que, anos depois, tornou-se o que mais vezes defendeu o gol colorado na história. Luiz Fernando era seu nome.

Nascido em Canoas (RS), Luiz Fernando da Silva Vargas tinha apenas 18 anos quando chegou ao Colorado Lageano, em 1973. Muita coisa mudou no futebol desde que Luiz Fernando defendeu o Inter de Lages pela primeira vez. Já se consegue fazer nascer grama onde os goleiros pisam, por exemplo, o que deixou um dos chavões sobre os atletas da posição com um certo cheiro de naftalina. Mas uma coisa parece imutável: não se constrói um time forte com um adolescente como goleiro titular.

Arquivo

O fato de Luiz Fernando ter quebrado essa escrita é uma evidência, primeiro, das dificuldades que o Inter de Lages teve naquela temporada para contar com atletas mais tarimbados (como tem sido a rotina do clube ao longo de grande parte de sua existência, aliás). Mas, ao seguir entre os titulares por tanto anos, Luiz Fernando mostrou que seu lugar no time era mais do que o reflexo de uma necessidade: ali estava um goleiro de primeira linha, que, aos 20 anos de idade, em 1974, foi vice-campeão estadual, em uma das grandes temporadas do Inter na história.

Segundo os arquivos disponíveis, Luiz Fernando atuou pelo Inter de Lages entre 1973 e 1979. Nesse período, informam os registros, ele disputou 202 partidas, o que o coloca em quarto lugar na lista dos jogadores que mais defenderam o clube até hoje. Entre os goleiros, ninguém entrou em campo com a camisa do Internacional mais vezes do que ele.

Luiz Fernando (o "Xixi", como o chamavam; desconheço a origem do apelido, confesso) foi um gigante da história do Inter de Lages. Mas, ainda assim, a imensa maioria dos colorados ignora seu paradeiro. Saberá ele que mora no panteão dos nossos gigantes? Caso ele já tenha partido, terá sua família consciência disso? Se não sabem, precisam saber: esse grande goleiro é um dos responsáveis por ter nutrido o sentimento que temos pela camisa que ele vestiu.

Ponto final. Agora viaje, garrafa, com a mensagem que está nessa carta aí dentro: procura-se Luiz Fernando.


Equipe lageana participa de quatro competições Anterior

Equipe lageana participa de quatro competições

Atletas da Serra se preparam para disputar a etapa estadual do JESC Próximo

Atletas da Serra se preparam para disputar a etapa estadual do JESC

Deixe seu comentário