<
logo RCN
Sub-16

Alice Pavão é bronze no Brasileiro de Xadrez

  • Lageana Alice entre as melhores do Brasil

A enxadrista Alice Lara Biasi Pavão, de apenas 15 anos, fez história ao conquistar duas medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-16 de Xadrez 2025.

Representando a equipe Lages Xadrez Clube/FME, Alice brilhou no Festival Nacional da Juventude (FENAJ), realizado em Florianópolis, no Hotel Canasvieiras Inn.

A competição reuniu 240 enxadristas de 20 estados, que disputaram partidas nas modalidades Clássico (4 horas), Rápido (30 minutos) e Blitz (10 minutos).

Com um ótimo desempenho, Alice garantiu o bronze tanto no Blitz quanto no Clássico e ainda conquistou um quinto lugar na modalidade Rápido, garantindo presença no pódio em todas as categorias.

Além disso, seu histórico no esporte é impressionante: como capitã da equipe OLESC, ela é a maior medalhista do esporte de Lages na competição, acumulando 10 medalhas entre 2022 e 2024. Agora, com este novo feito, Alice se consagra como a terceira melhor enxadrista do Brasil na categoria até 16 anos.

O orgulho da família e da cidade foi evidente. Sua mãe, Micheli, que acompanhou a jovem em Florianópolis, destacou a emoção de ver a filha brilhar no tabuleiro justamente no Dia das Mães.

"Foi um dia muito especial, pois ter a dádiva de no Dia das Mães ganhar o presente de ver a filha conquistar o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez é maravilhoso", comemorou.

Além de Alice, outros quatro enxadristas de Lages participaram da competição, mostrando grande dedicação e talento:

  • Pietro Zottis – 43º no Clássico e 13º no Blitz
  • Gabriel Conte dos Santos – 40º no Clássico, 37º no Rápido e 26º no Blitz
  • Lucas Buss Coutinho – 22º no Clássico, 19º no Rápido e 19º no Blitz
  • Miguel Batalha Ferro – 31º no Rápido e 36º no Blitz

Os jovens fazem parte do Programa Bolsa Atleta da FME-Lages, que, junto ao Lages Xadrez Clube/FME, recebe patrocínio da Berneck e apoio da FME para disputar competições ao longo do ano.

Agora, a equipe se prepara para mais um grande desafio: o Continental de Xadrez 2025, que ocorrerá entre os dias 23 e 31 de maio. A competição será decisiva, pois vale vaga para a Copa do Mundo de Xadrez, reforçando a jornada vitoriosa dos atletas lageanos.

"Com talento, estratégia e dedicação, Alice e seus colegas seguem demonstrando que o xadrez lageano está mais forte do que nunca. O futuro promete grandes conquistas para esses enxadristas que levam o nome de Lages aos palcos nacionais e internacionais", diz o técnico Marco Cordeiro.


Alice Pavão é bronze no Brasileiro de Xadrez Anterior

Alice Pavão é bronze no Brasileiro de Xadrez

Lageanos conquistam nove medalhas e vaga no brasileiro Próximo

Lageanos conquistam nove medalhas e vaga no brasileiro

Deixe seu comentário