<
Serra Catarinense

Rota Turística do Lambedor teve lançamento oficial durante Semana da Agricultura Familiar

O objetivo do Projeto Rota do Lambedor é valorizar o patrimônio natural e cultural e fortalecer a economia local, através do turismo comunitário. A Prefeitura de Lages é uma das instituições fomentadoras dessas ações, visando desenvolver o potencial empreendedor das famílias rurais

O projeto de turismo Rota do Lambedor foi apresentado ao público e à imprensa na quarta-feira (20 de agosto), em evento organizado pela Prefeitura de Lages em parceria com a Epagri, Amures, Cisama e com o apoio do Sicredi.

A mais nova Rota Turística teve apresentação da secretária municipal de Turismo, Ana Vieira, que falou para um público de cerca de 100 pessoas reunidas a partir das 8h30min de quarta-feira no Rancho Nativo, na localidade de Lambedor, distante 20 quilômetros da cidade de Lages.

A apresentação desse projeto fez parte da programação da Semana da Agricultura Familiar da Serra Catarinense, iniciado no último dia 19 e que se encerra nesta tarde de quinta-feira (21 de agosto), com um ciclo de palestras na sede social Pinheirinho, em Lages.

“A Rota de Turismo do Lambedor é um projeto que vem sendo desenvolvido conjuntamente pela Prefeitura, Epagri, Amures e Cisama, contando com apoio do Sicredi e com o engajamento dessa comunidade, especialmente dos empreendedores locais. A identidade visual do projeto já foi elaborada e estamos todos trabalhando na construção dessa rota turística”, diz a secretária Ana Vieira. “Nós somos os fomentadores desse potencial turístico”, destaca.

Essa nova Rota Turística é a de menor extensão, cerca de quatro quilômetros a partir do acesso da BR-282. A Localidade de Lambedor é formada por um vale, rodeado de montanhas e faz parte do distrito de Índios.

O local tem natureza exuberante, com mata nativa – destaque para as araucárias, riachos de águas cristalinas, cascatas e cavernas incrustradas nos paredões de arenito.

Os moradores da localidade se dedicam às atividades rurais, com ênfase para a produção de mel, artesanato e produtos orgânicos. A história da localidade é preservada de forma oral, destacando-se lendas de tesouros escondidos nas cavernas de arenito.

Em algumas propriedades de Lambedor já foram identificados artefatos de pedra que indicam a existência de uma oficina lítica, onde os primeiros habitantes (indígenas) moldavam pedras de arenito.

Tudo isso está sendo resgatado, através do registro de depoimentos dos moradores e de fotos dos artefatos, os quais já foram publicados em uma revista de circulação municipal.

Em Lambedor já estão instaladas duas pousadas: a Rancho Nativo, com serviço de restaurante, e a Ksa Siriema. Ali também encontra-se a sede da empresa Mel São Braz, que já conquistou o Selo Verde de excelência em qualidade.

Destacam-se ainda o artesanato e a confecção de produtos alimentícios feitos artesanalmente (pães, bolos, bolachas e geleias) pelas famílias locais.

O evento de lançamento do projeto Rota do Lambedor foi prestigiado pelos secretários municipais Ana Vieira (Turismo) e Pedro Donizete de Souza (Agricultura, Pecuária e Pesca); além de Márcio Lehmann da Epagri, Walter Manfrói da Amures, gerentes do Sicredi, empreendedores do ramo turístico e da agricultura familiar, técnicos e guias de turismo. Também se fez presente neste evento o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Lages, Maurício Batalha.

Infraestrutura Viária

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza disse, na ocasião, que a Prefeitura de Lages já desenvolve trabalhos de melhoramento das vias rurais dessa localidade do interior, reconstruindo pontes, nivelando as estradas (patrolamento) e cascalhando as estradas, incluindo aí o programa Porteira Adentro. “Nossa missão é garantir boas condições de trafegabilidade no meio rural e melhorar o acesso às propriedades e empreendimentos da agricultura familiar”, enfatiza.

Fotos: Fábio Pavan

Rota Turística do Lambedor teve lançamento oficial durante Semana da Agricultura Familiar Anterior

Rota Turística do Lambedor teve lançamento oficial durante Semana da Agricultura Familiar

Expolages promete movimentar o agronegócio na Serra Catarinense Próximo

Expolages promete movimentar o agronegócio na Serra Catarinense

Deixe seu comentário