<
logo RCN
Amures

Programa Turismo nas Escolas ganha força com práticas na Escola Rubens de Arruda Ramos

Antes mesmo do lançamento oficial, o programa Conhecendo a Serra Catarinense: uma jornada educativa, começou a sair do papel na Escola de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, no bairro Coral.

Por iniciativa das professoras Sustene Aparecida Antunes e Alexsandra Melo, da disciplina de história, alunos do 9° ano produziram maquetes, pesquisaram e apresentaram a história de 15 pontos turísticos de Lages.

Com acompanhamento da direção e do setor de artes da escola, as professoras Sustene e Alexsandra passaram pela capacitação do Senac para se tornar multiplicadoras.

Elas já aplicam na prática os conhecimentos sobre turismo e sua importância para a economia regional. “Envolvemos pelo menos 90 alunos do Ensino Fundamental II nesse trabalho.

Fizemos um projeto denominado história na caixa e ocupamos o espaço maker da escola. Tudo para promover a aprendizagem prática e criativa, onde os grupos desenvolveram seus projetos”, explicou Sustene Antunes.

De acordo com a professora Alexsandra Melo, a criatividade extrapolou e teve alunos que usaram até ferramentas e tecnologias como impressora e caneta 3D na elaboração do trabalho.

“Os projetos foram além da escola. Envolveram inclusive, as famílias. Foi muito gratificante e ficou evidente a importância de resgatar e valorizar a nossa história”, comentou.

A apresentação das maquetes aconteceu em dois momentos no Centro de Convivência da Escola. Durante a manhã e tarde, cada grupo pode apresentar o ponto turístico e sua pesquisa de campo, como a Catedral Diocesana, Parque Jonas Ramos, Igreja do Navio, Morro da Cruz, Caminhos dos Tropeiros, Memorial Nereu Ramos, Centro Cultural Vidal Ramos, Museu Nereu Ramos, Mercado Público, o complexo do Salto Caveiras, dentre outros.

O diretor do Senac Lages, Adenilson Varela, acompanhou a apresentação dos trabalhos e destacou a importância de estar se lançando uma semente para o futuro do turismo.

“O que vemos aqui é a materialização de um projeto fantástico para fomentar o turismo, porque envolve a escola, as famílias e as instituições. A Serra Catarinense através da Amures e Cisama, estão de parabéns por idealizar esse projeto”, disse Adenilson.

As alunas Dandara Abreu da Silva, Vitória Milena Mendonça Pereira e Lívia Macedo de França, produziram a maquete da Catedral Diocesana e ainda apresentaram um poema intitulado Prenda do Meu Pago. O que demonstra o preparo e a qualidade da formação dos multiplicadores no programa.

Os prefeitos da Serra Catarinense aprovaram em assembleia a criação desse programa que foi desenvolvido pela assessoria de Turismo da Amures com recursos de emenda da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo. O programa qualificou professores para se tornarem multiplicadores das redes de ensino estadual e municipal.

Fotos: Onéris Lopes/Amures

Programa Turismo nas Escolas ganha força com práticas na Escola Rubens de Arruda Ramos Anterior

Programa Turismo nas Escolas ganha força com práticas na Escola Rubens de Arruda Ramos

Programa que já ajudou mais de 200 mulheres empreender está com inscrições abertas Próximo

Programa que já ajudou mais de 200 mulheres empreender está com inscrições abertas

Deixe seu comentário