<
ACIL

Diretoria firma termo de cooperação com comitiva de Portugal

A parceria terá foco no fortalecimento das relações empresariais e acadêmicas

A diretoria da Associação Empresarial de Lages (ACIL) recebeu, na reunião desta segunda-feira, 06 de outubro, uma comitiva de Portugal que está no Brasil para participar do Seminário Internacional de Agronegócio, Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (SEMIARE), que acontecerá de 7 a 10 de outubro, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/UDESC).

Durante o encontro, foi assinado um termo de cooperação entre a ACIL e representantes da região do Alentejo, formalizando uma parceria que visa ampliar o intercâmbio entre empresários, universidades e instituições de inovação dos dois países.

O acordo prevê a troca de experiências nas áreas de empreendedorismo, agronegócio, inovação tecnológica e internacionalização de negócios, com foco em desafios comuns às regiões da Serra Catarinense e do Alentejo.

A comitiva portuguesa é composta pelo Comendador António Silvestre Ferreira, responsável por transformar a Herdade Vale da Rosa no maior produtor de uvas de mesa de Portugal; Justino Sobreiro, professor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja e pesquisador no CREATE - Centro de Investigação Científica e Tecnológica em Sistema Terrestre e Energia; e Victor Madeira, CEO do Grupo INOGÁS/MVPgás com atuação no setor de Petróleo e Gás e representante da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral – NERBE.

A visita reforça a consolidação de um eixo de cooperação internacional iniciado há três anos, que já resultou na criação do Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (LIDERE), sediado no Órion Parque Tecnológico, em Lages, e em Beja, Portugal. A iniciativa abre caminho para projetos conjuntos de pesquisa, programas de dupla titulação e futuras ações de internacionalização empresarial.

Para o presidente da ACIL, Antonio Wiggers, o intercâmbio com Portugal representa uma oportunidade concreta de fortalecimento mútuo. “As semelhanças entre as duas regiões, em estrutura produtiva, potencial agrícola e perfil empreendedor, criam um terreno fértil para cooperação técnica e novos negócios”, destacou.

A assinatura do termo também simboliza um movimento estratégico para aproximar a Serra Catarinense dos circuitos europeus de inovação e de exportação, especialmente por meio de feiras como a Ovibeja, em Portugal, que deve receber, no próximo ano, uma delegação de empresários lageanos.

Cooperação entre Serras Gaúcha e Catarinense marca a 65ª reunião do G30 Anterior

Cooperação entre Serras Gaúcha e Catarinense marca a 65ª reunião do G30

Pavilhão Carlos Lopes será palco de grandes eventos Próximo

Pavilhão Carlos Lopes será palco de grandes eventos

Deixe seu comentário