logo RCN
Aberta a temporada de colheita do pinhão

Técnicos da Epagri estimam uma produção de cerca de 5.750 toneladas em todo o Estado

  • Onéris Lopes/Amures

No sábado, acontece o Festival Colheita do Pinhão, no calçadão da Praça João Costa, emLages

Está aberta oficialmente, a temporada/2024 de colheita do pinhão, semente que incrementa em mais de 30% a renda de centenas de famílias rurais nos 18 municípios da Serra Catarinense.

Para comemorar o início da colheita, aconteceu na manhã desta segunda-feira (01), o lançamento da segunda edição do Festival Colheita do Pinhão, na Pousada Rural do Sesc.

O prefeito Antônio Ceron, usou uma vara de bambu para derrubar uma pinha e debulhar sobre as grimpas para uma sapecada.

Ele estava acompanhado da rainha da Festa Nacional do Pinhão, Luana de Oliveira Martins e as princesas, Anne Caroline Machado e Emilie Caroline Vedana. O ato simbólico foi acompanhado pela imprensa.

Em seu discurso, Ceron destacou que a data permitindo a colheita foi antecipada por uma lei de sua autoria, enquanto era deputado.

“Esse era um pedido dos produtores. Então, solicitei um estudo e apresentei a LEI Nº 15.457, de 17 de janeiro de 201, na Assembleia Legislativa, pedindo a antecipação da colheita, que era permitida somente a partir do dia 15 de abril, para o dia 1º de abril.”

Idealizador do festival, Álvaro Mondadori, Joinha, vereador e ex-secretário do Desenvolvimento, destacou que a ideia surgiu pela necessidade de trazer de volta para a praça pública, a tradição da Serra Catarinense.

Além de ressaltar que centenas de famílias da Serra Catarinense sobrevivem da colheita desta semente. “Temos de voltar as nossas origens, trazendo isso, de graça, em praça pública, para a população.”


Marca Serra Catarinense

O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, representou os demais prefeitos da região no evento e falou da importância da marca Serra Catarinense estar nos impressos e na programação em geral da Festa do Pinhão. Lançada há poucos dias, a identidade tem o propósito de representar a região, seus produtos e serviços.

“Essa marca não é da Amures, é da Serra Catarinense, e todos devem adotar ao lado de suas logomarcas. Assim estamos demarcando uma identidade regional em nossos produtos e a Festa do Pinhão é um produto estratégico para adicionarmos essa nova identidade”, citou Manfroi.

O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, apresentou a programação do Festival Colheita do Pinhão e reforçou convite à imprensa.

O evento acontece dia 6 de abril, no calçadão da praça João Costa. Como atrativos constam apresentações dos CTGs Tauras da Serra, Anita Garibaldi e Planalto Lageano. Shows com Éder Goulart, Léo Moraes e Grupo Gaúcho, dentre outros. Além da tradicional sapecada de pinhão.

Safra_ Segundo informações da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a safra de pinhão deste ano deve ter um aumento médio 30%. Os técnicos da entidade estimam uma produção de cerca de 5.750 toneladas. Sozinho, o município de Painel deve produzir cerca de 2.300 toneladas, representando 40% do total da safra regional.

São Joaquim é destaque estadual Anterior

São Joaquim é destaque estadual

Empresa de Lages fará gestão de mais de meio milhão de equipamentos de impressão Próximo

Empresa de Lages fará gestão de mais de meio milhão de equipamentos de impressão

Deixe seu comentário