Sicoob celebra programa que mobiliza mais de 15 mil colaboradores em todo o Brasil |
Urubici recebe ciclo de iniciação em sopros e inicia movimento de valorização de instrumentistas
Projeto “Soprando o Despertar da Música em Urubici”, do Espaço Cultural Artesabana, das venezuelanas Kely Pineda e Sylvia Garcia, está com inscrições abertas
Em setembro, a cidade de Urubici recebe um projeto inédito que pretende ampliar a produção musical local: o “Soprando o Despertar da Música em Urubici” terá um ciclo de formação e iniciação à flauta, com oficinas gratuitas em três comunidades rurais do município – Santa Tereza, Vacas Gordas e São Francisco.
As aulas acontecerão duas vezes por semana, com duração de duas horas cada, aproximando a música de moradores que têm pouco acesso a atividades culturais.
As inscrições nas comunidades estão abertas até o final de agosto pelo WhatsApp (45) 99158 5300 e podem participar pessoas de todas as idades, interessadas em iniciar o instrumento de sopro.
A iniciativa faz parte do projeto “Soprando o Despertar da Música em Urubici”, idealizado pela musicista e professora Kely Pineda, venezuelana que vive há cinco anos na cidade e é uma das fundadoras do Espaço Cultural Artesabana.
O objetivo é oportunizar a iniciação musical em instrumentos de sopro e formar novos talentos, fortalecendo a cena cultural da região. Além das aulas nas comunidades rurais do município, haverá também aulas – especialmente de flauta, saxofone e trompete – no espaço cultural, localizado na região central de Urubici.
“A música sempre esteve presente na história de Urubici, mas quase sempre ligada a corais religiosos ou ao tradicionalismo gaúcho. A nossa proposta é ampliar esse repertório, mostrar que os sopros também podem fazer parte da identidade cultural da cidade e despertar novos caminhos para os jovens músicos daqui”, afirma Kely.
Urubici tem uma trajetória cultural marcada pela diversidade. Originalmente habitada por indígenas Xokleng e Kaingang, a região foi colonizada por descendentes de imigrantes europeus e consolidou-se a partir dos hábitos campeiros e tradicionalistas.
Hoje, além de seu destaque no turismo de aventura, a cidade mantém viva uma forte tradição ligada à religiosidade, à música e às manifestações do tradicionalismo gaúcho, como danças folclóricas, rodeios e festas comunitárias.
Além das oficinas de formação musical, projeto realiza um grande evento em outubro
Fundado em 2019, o Artesabana já realizou mais de 80 eventos e rapidamente se consolidou como um espaço de referência em arte e cultura no município, fomentando linguagens como artes visuais, cinema, música e artesanato, além de promover intercâmbios com artistas de diferentes regiões.
Entre as iniciativas recentes está a criação da Fanfarra da Serra, primeira fanfarra de Urubici, que oferece aulas gratuitas de percussão e sopro à comunidade. Neste ano o Espaço foi agraciado pelo Prêmio Ponto de Cultura - PNAB SC.
O novo ciclo de oficinas expande esse trabalho, com foco no incentivo aos instrumentos de sopro - demanda percebida por Kely durante a criação da fanfarra. Além das atividades nas comunidades rurais, o projeto prevê um grande evento que contará com uma apresentação final dos alunos e com a presença de artistas e grupos convidados.
O evento será no Espaço Cultural Artesabana, no dia 18 de outubro, a partir das 17h, para reforçar ao público a potência dos grupos musicais de Urubici, (com participação do grupo de iniciação) e convidados especiais da música e artes visuais de Florianópolis. Todas as ações serão gratuitas e inclusivas, com locais adaptados para pessoas com deficiência e intérprete de Libras no evento de encerramento.
“Nosso projeto tem o objetivo de enaltecer o trabalho de outras musicistas mulheres e desmistificar o conceito de que sopro é mais difícil que a percussão, além de popularizar e enriquecer artistas e a produção musical em Urubici”, finaliza Kely.
Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024
Soprando o Despertar da Música em Urubici
Oficinas gratuitas nas comunidades Santa Tereza, Vacas Gordas e São Francisco em setembro/25 - Inscrições até o final de agosto/25: WhatsApp (45) 99158 5300.
Oficinas gratuitas na Casa de Cultura Artesabana na 1ª quinzena de outubro - Inscrições até o final de setembro/25: WhatsApp (45) 99158 5300.
Foto: Acervo/Espaço Cultural Artesabana
Deixe seu comentário