logo RCN

Pesquisador e digital influencer faz registro nas fazendas históricas da Coxilha Rica

  • Fazenda Guarda Mor

    Arquivo pessoal

Catalogar e divulgar a história e o patrimônio cultural do Brasil, retratando fazendas, engenhos e estâncias antigas é o trabalho e a vida do pesquisador Paulo Victor, um digital influencer que coleciona 128 mil seguidores no Instagram Fazendas Antigas e 7 mil no YouTube. Durante a última semana, o pesquisador esteve na Coxilha Rica, na Serra Catarinense, para contribuir, também aqui, para a preservação da nossa história. Ele comandou uma expedição em cerca de 20 patrimônios históricos.

Paulo Victor é natural de Volta Redonda ( RJ), tem 33 anos e, atualmente, mora em Brasília. A vinda para a Serra Catarinense se deu por causa de um contato de acadêmicos do curso de Arquitetura da Faculdade Facvest, no projeto De Lajens a Lages, do aluno Andrigo Borges.

O pesquisador conta que deveria ter vindo para a região já há algum tempo, mas, em função da pandemia do novo coronavírus, essa expedição foi adiada. Por fim o empenho de empresários, da Fundação Cultural de Lages (FCL), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do Conserra Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), através da Amures, possibilitou a realização desse trabalho que, de acordo com o superintendente da FCL, Gilberto Ronconi, é fundamental para a preservação da história dessa região da cidade que tem muito a contar. " É fundamental aliar a preservação e divulgação do nosso patrimônio histórico com o Turismo Cultural e Rural, em função da riqueza da Coxilha e Rica e, principalmente, o Caminho das Tropas, que marca o valor e a herança dos tropeiros na nossa região," disse Ronconi. "É muito importante conscientizar os proprietários e a população sobre a importância da preservação do patrimônio histórico."

Além da pesquisa para a preservação da história e do patrimônio, Paulo Victor é empreendedor na área de pacotes turísticos históricos pelo Brasil, o que, na visão do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori, abre possibilidades de ampliar o turismo na região. "Através desta parceria, visualizamos novos pacotes com perfil de imersão histórica e cultural, com as nossas tradicionais cavalgadas na Coxilha Rica. Estamos animados com a possibilidade de proporcionar novos negócios para os empresários do turismo serrano," disse Mondadori.


Patrimônios visitados pela expedição

Pedras Brancas

Cajurú

Cajurú II

Tijolinho

Cemitério de Morrinhos

Igrejinha

Igreja de Morrinhos

São João

Bela Vista

Guarda Mor

Cemitério Guarda Mor

Corredor de Laguna

Estrela

São José

São José da Boa Vista

Barreiro


O digital influencer

Sobre ter 128 mil seguidores e muito engajamento no seu Instagram denominado Fazendas Antigas, Paulo Victor diz que essa expressão, através de um catálogo de patrimônio histórico, sendo uma página cultural, é reflexo de fazer o que gosta. "Penso em mostrar para as pessoas o que eu gostaria de ver. Quando vou a uma fazenda, não vou para cumprir um compromisso, eu faço o que gosto e o que gostaria de ver. Sou muito ligado à história e, por isso, sempre tento entender a história da região, além das lendas e daquilo que as pessoas contam, especialmente os mais antigos."


Livro 'Baile de Máscaras' promete drama e mistério Anterior

Livro 'Baile de Máscaras' promete drama e mistério

Festival de música é em homenagem a Daniel Lucena Próximo

Festival de música é em homenagem a Daniel Lucena

Deixe seu comentário