<
logo RCN
“A Heroína dos dois Mundos”

Anna Zechini homenageia Anita Garibaldi, no novo EP

Na última semana, a cantora lageana Anna Zechini lançou o seu novo EP “A Heroína dos Dois Mundos” –  trabalho que foi premiado pelo edital Circuito Catarinense de Cultura e traz canções inspiradas na história de Anita Garibaldi. 

Graduada em Teatro pela Udesc e mestre em História da Arte pela Universidade de Antioquia, Anna é cantora, atriz, produtora cultural e compositora. Ela iniciou a sua carreira musical no coral da Fundação Cultural de Lages, mas foi apenas em 2017 que a multiartista começou a gravar as suas próprias músicas, na companhia do músico catarinense Arthur Boscato.

Naquele ano, ela chegou a participar do Festival de Música da UFSC, cantando a sua composição autoral ‘’Cidade’’, mas, em 2018, Anna acabou ganhando uma bolsa para realizar a sua pós-graduação na Colômbia e decidiu continuar o seu projeto musical nas cidades de Medellín e Bogotá. Lá, ela se apresentou em diversos festivais regionais.

Logo que retornou ao Brasil, Anna começou a divulgar mais fortemente o seu 1° álbum e lançou o videoclipe da música “Estrellas”, em parceria com o artista gaúcho Cristiano Quevedo.

Ela também participou de diversos festivais sulistas importantes. Além disso, em 2023, a sua composição autoral “A Mulher que Sou” foi interpretada pela cantora Vanessa Kim e acabou sendo selecionada para fazer parte do Poá Fest e de outros festivais conhecidos. Nesse mesmo ano, o portal Rifferama listou ‘’Cassini’’ entre os “10 melhores álbuns catarinenses lançados em 2023’’.

No início de 2025, Anna teve a alegria de ver o Edital Circuito Catarinense de Cultura aprovar o seu novo projeto “A Heroína dos Dois Mundos’’. Segundo a cantora, trata-se de um EP inspirado na vida de Anita Garibaldi (ícone da Revolução Farroupilha).

“desde que voltei a morar no Brasil, tenho estado entre as cidades de Lages e Laguna. Fazer este caminho tantas vezes me permitiu estar mais próxima tanto da minha origem serrana e conhecer mais da história de Anita. Fiquei encantada. Tive vontade de me aprofundar, li vários livros, visitei museus e escrevi sobre ela. Finalmente, transformei minha pesquisa em canção'' –  declarou Anna.

Neste EP de 5 faixas, a artista aborda diferentes momentos da história de Anita Garibaldi – tais como infância e destino (na canção “Caminhos”), amor (em “Tu Devi Essere Mia”, que possui participação especial do cantor Ricardo Bergha), batalhas (em “A Heroína dos Dois Mundos”) e memória (em “Agosto”).

Além das composições de Anna, o trabalho também conta com uma canção introdutória chamada “Guerra” – que foi composta pela gaúcha Clarissa Ferreira. 

Ao incorporar elementos da música regional em composições cantadas em português e espanhol, Anna pretende divulgar a nossa cultura local e a história de Anita Garibaldi para públicos diversos.

“Percebi que Anita é muito reconhecida aqui no Sul do Brasil e na Itália, mas, quando se trata de outros países, noto que não há a mesma projeção. Minha expectativa é de que as minhas canções em espanhol possam despertar a curiosidade de um novo público pela história de Anita – afinal, ela foi uma mulher inspiradora e merece toda projeção e reconhecimento.”

O EP “A Heroína dos Dois Mundos” já está disponível em todas as plataformas digitais de música. Ele conta com os arranjos de Vitor Castro, a produção musical de Alê Lopes (dono do estúdio Chalé 8) e a direção audiovisual de Fabiano Coelho, além de contribuições de diversos outros profissionais da serra catarinense. 

Encontro de Carros Antigos encanta visitantes em Lages Anterior

Encontro de Carros Antigos encanta visitantes em Lages

Associação de Artesanato Tramatusa tem presença confirmada na FENAC 2025 Próximo

Associação de Artesanato Tramatusa tem presença confirmada na FENAC 2025

Deixe seu comentário