Judiciário de Santa Catarina pauta mais de 30 júris para o período de 11 a 15 de agosto |
Enxugando gelo
Segundo dados da assessoria da prefeitura, já foram utilizadas 3,5 mil toneladas de massa asfáltica apenas para o serviço de tapa-buracos. Mas tenho a dizer que este volume não significa nada diante da quantidade de buracos que ainda há para tapar. E digo mais, quando terminar de tapar os últimos, se isso for possível, já terá de retornar aos primeiros porque estarão abertos novamente. É o mesmo que enxugar gelo. Isso sem falar nas ruas com paralelepípedos, especialmente na área central e arredores que estão cheias de buracos e ondulações, quando não com suas pedras soltas. Vi que em alguns locais foram apenas ajeitadas algumas delas, num remendo de má qualidade e não duradouro. Como já dizia nossa avó, serviço mal feito é serviço feito duas vezes. A maioria das ruas, especialmente dos bairros, ainda estão com o asfalto a frio realizado durante a administração de Paulo Duarte, na década de 1980. Foi, de longe, o prefeito que mais esforço empreendeu na pavimentação de ruas em Lages. E fez isso em toda a extensão das ruas e não apenas em pequenos trechos. Estamos falando de quase 40 anos, portanto é natural que estejam deteriorados, sua vida útil já terminou há décadas. Mas o que me admira é o fato de que o asfalto a frio, considerado de pouca qualidade, mesmo naquela época, tenha tido tamanha duração, enquanto que o asfalto espalhado pelas ruas de Lages durante a gestão passada não tenha durado sequer quatro anos. Alguns já apresentavam problemas entre dois a quatro meses, senão semanas após seu término. No que tange a Avenida Belisário Ramos, a revitalização que já tinha sido contemplada pelo programa lançado ainda pelo governador Carlos Moisés, a atual administração tinha informado que não teria continuidade, porquê de nada adiantava espalhar o asfalto, sem antes fazer a revisão e instalação da rede de esgoto. Não sabemos o que fez a prefeita mudar de ideia. Agora decidiu retomar o projeto, começando por numa curta extensão de 1,1 quilômetro (tem 8 quilômetros no total), no trecho considerado mais crítico, entre a Rua Frei Rogério e a Av. Presidente Vargas. Das 65 ruas cujas obras tinham iniciadas e outras apenas com a ordem de serviço expedidas pela gestão anterior, o secretário de Obras, disse que até setembro estarão todas concluídas. Para alguns, foi a administração de Ceron que estaria permitindo esta produtividade e avanço nas obras, porque teria deixado tudo encaminhado. Sem isso, a equipe de Carmen ainda estaria patinando nesta tarefa, visto que do projeto, à busca de recursos, licitação e expedição da ordem de serviço vão um bom tempo e tudo isso não seria feito neste espaço de seis meses.
Há mais de 15 anos essa luta persiste. Quando a balsa falha ou as chuvas tornam as travessias perigosas, famílias ficam isoladas. Produtores de madeira precisam rodar 30 km a mais para escoar sua produção. Leite, grãos e empregos ficam na incerteza. Uma população inteira que clama por uma obra que vai mudar suas vidas.”
Deputada Paulinha, que esteve presente na manifestação de final de semana em prol da construção da ponte no Rio Canoas, entre Ponte Alta e Correia Pinto, para substituir a balsa.
Fernanda quer uma cadeira na Alesc
A ex-prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova (PL), assessora especial da Casa Civil, deverá assumir sua pré-candidatura a deputada federal. A decisão veio depois de reunião com o governador Jorginho Mello, na quinta-feira (24), em Florianópolis.
O diálogo de Fernanda Córdova com o governador reforça o projeto do Partido Liberal em ampliar sua representação na Serra Catarinense. Se eleita, será a segunda mulher da região a ocupar um assento na Câmara dos Federal. A primeira foi Carmen Zanotto, que agora como prefeita de Lages, deve apoiar Fernanda na corrida eleitoral do próximo ano.

Depois de conversar com o governador, Fernanda decidiu entrar na disputa
PT de Lages se renova
O professor Artur Rodrigues venceu a eleição para escolha do novo presidente do PT de Lages. Ele concorria ao cargo junto com a advogada Claudia Bratti, que foi a candidata do partido a prefeita de Lages, no ano passado. Artur recebeu 105 votos, enquanto que a Cláudia teve 102. Apenas um voto em branco e 10 nulos. A vitória de Artur é vista como um passo fundamental para que o PT retome suas origens, se torne novamente um espaço de encontro dos movimentos sociais e da classe trabalhadora e volte a discutir soluções para os desafios de Lages. Artur foi candidato a vereador pelo PT e fez 1.605 votos. Mais votos do que alguns titulares como Belezinha, Castor, Eder, Sarg. Pacheco, Joinha e o próprio presidente da Câmara, Maurício Batalha. Mas o PT não fez legenda para garantir uma cadeira no legislativo.

Artur fez uma boa votação para vereador. Mais do que seis dos vereadores eleitos em Lages
Crédito: Arquivo
Denúncia
O promotor de eventos Gabriel Duarte apresentou denúncia ao Ministério Público alegando irregularidades na escolha de terceiros para explorar comercialmente a marca Festa Nacional do Pinhão. Gabriel afirma que somente uma empresa de eventos foi autorizada a explorar comercialmente a marca da festa: a Gabriel Mattos Produções, que anunciou seu evento como parte da 35ª Festa Nacional do Pinhão, desvinculando-o após um tempo. Para esclarecer isso, o MP quer saber, da parte da procuradoria do município, se houve algum licenciamento para a utilização da marca da festa por terceiros.
Candidatura
O Ministério Público eleitoral tinha questionado a candidatura de Dorvalina, candidata a vereadora de Bocaina do Sul em 2024, pela suspeita de que seria “laranja”. Isto é, apenas um nome lançado na listagem para preencher a cota de 30% de candidaturas femininas. Isso porque não teve nenhum voto, nem o dela mesma. Mas, o Tribunal Regional Eleitoral entendeu que a denúncia era improcedente. Na realidade, o número da candidata que constava do “santinho” estava errado, portanto os votos a ela foram anulados. Em Bocaina, dois candidatos não receberam nenhum voto, ela e Edelcio Ribeiro, do PDT.
Mais votado
Em pesquisa realizada na cidade para auferir as intenções de voto para deputado estadual, o deputado Marcius Machado (PL) ficou em primeiro lugar. Na última eleição ele foi o mais votado, somando 39.749 votos, sendo que 24.297 votos só de Lages. Mas, o deputado eleito com maior número de votos até agora foi Elizeu Mattos. Em 2010 ele fez 50.395 votos, sendo que destes 25.315 foram de eleitores de Lages. Ficou em 10 lugar no ranking dos deputados mais votados.
Concursados
Tenho informação de que muitos servidores do município estão deixando a função devido à baixa remuneração. A prefeita Carmen está sendo obrigada a chamar concursados de certames realizados pela administração anterior. Também já abriu concurso seletivo para a contratação de servidores temporários.
Pena alterada
Através de Embargos de Declaração movidas pelos envolvidos na Operação Mensageiro – os ex-secretários Antônio Arruda e Enori Delfes - houve uma alteração da pena de Arruda, de 24 anos, um mês e dez dias de prisão para 20 anos, onze meses, 13 dias e meio. Isso porque a defesa alegou a “atenuante genérica”, uma vez que ele já tinha 70 anos na época em que a sentença foi proferida. O ex-prefeito Antonio Ceron também contestou a sentença em que informava ser dele uma arma Tauros, apreendida durante a operação não era de sua propriedade como consta na sentença que lhe condenou a nove anos, oito meses e 20 dias de detenção. E ainda pediram correção ao fato da sentença condenar Ceron à perda do mandato de prefeito em tempo que ele não mais estava no cargo.
Nova Câmara
A Câmara de Vereadores de Correia Pinto está instalada no próprio prédio da prefeitura. E está precisando de espaço. Então a ideia é construir sua própria edificação e, ao que parece, já dispõe até de um terreno para isso. Contudo o custo da obra será de R$ 7 milhões e aí reside a dificuldade. A prefeita Lúcia Ortiz está atrás dos recursos.
Deixe seu comentário