<
logo RCN
Contemporânea,

Débora Bombílio

O dia que nunca chega

“Segunda-feira eu começo.”

“Depois do feriado.”

“Depois que todo mundo estiver bem.”

E assim seguimos, empurrando nossos próprios sonhos com a barriga. Guardando nossas vontades numa prateleira alta, onde quase nunca alcançamos. A vida vai passando — o trabalho, os filhos, a casa, a rotina — tudo em primeiro lugar. E a gente? Sempre por último.

Você já parou pra pensar quantas vezes se deixou pra depois?

Mas esse depois nunca chega. E a verdade é que o tempo não se abre, ele se faz. Ele se escolhe. E enquanto você continuar acreditando que vai acordar um dia, magicamente, com tudo no lugar e pronta para viver a vida dos seus sonhos… bom, você vai continuar esperando.

Transformar-se não é sorte. É escolha.

Priorizar-se não é egoísmo. É sobrevivência.

Buscar uma vida mais leve, mais verdadeira, mais sua, não é luxo. É necessidade.

Mas aí vem aquela vozinha: “Agora não dá. Talvez semana que vem. Quem sabe no mês que vem.”

E, de adiamento em adiamento, você se distancia da mulher que poderia ser.

A boa notícia é que isso pode mudar. Que você pode, sim, ser a protagonista da sua própria história. Que ainda dá tempo de parar de esperar o momento certo e decidir que o momento é agora. Porque se não for agora... quando?

A vida não pausa. Mas você pode apertar o freio e dizer: hoje, eu escolho cuidar de mim.

E você? Vai adiar mais uma vez ou, finalmente, vai se colocar em primeiro lugar?

 

“Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam”.

Clarice Lispector


Vinhos De Altitude é anfitriã do Festival “É Tudo Na Praça”, em São Joaquim

Neste sábado, 12 de abril, das 10h às 18h, a Praça Cesário Amarante, em São Joaquim, será palco da primeira edição do Festival É Tudo Na Praça. Promovido pela Prefeitura com apoio de entidades locais, o evento celebra a cultura serrana, valoriza talentos e integra moradores e turistas em um ambiente acolhedor.

A Vinhos de Altitude Produtores e Associados é a anfitriã da estreia, com seu charmoso wine bar oferecendo rótulos das vinícolas de altitude a partir de R$ 20, além de queijos gourmet e produtos regionais.

Para Franciani Spoltif, executiva da entidade, “é uma oportunidade de apresentar os vinhos ao público em um formato mais próximo e descontraído, reforçando o papel do enoturismo no desenvolvimento local”.

A programação inclui aula de yoga, apresentações culturais, shows ao vivo, cinema, exposição de fotos e feira de artesanato.

A secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Noeli Thomé, destaca que a proposta é tornar o evento fixo: “Queremos valorizar nossos produtos e talentos e mostrar o melhor da nossa cidade”.

Neste sábado, a dica é clara: é tudo na praça — e com muito vinho bom!


Sebrae/SC leva atendimento móvel gratuito a oito cidades da Serra e do Contestado

Durante o mês de abril, o Sebrae/SC realiza atendimentos gratuitos com sua unidade móvel em oito cidades da Serra Catarinense e região do Contestado, sempre das 10h às 17h. A ação é voltada a quem deseja abrir, organizar ou expandir seu negócio, com orientação individualizada de consultores especializados.

“A proposta é aproximar o Sebrae da população, oferecendo apoio técnico e informação qualificada para quem deseja empreender ou melhorar a gestão do seu negócio”, destaca Nahyra Javarini, analista do Sebrae/SC.

Confira as datas e locais:

·         Capão Alto – 11/04 (Prefeitura Municipal)

·         Santa Cecília – 14 e 15/04 (Praça Frederico Arbegaus)

·         São Cristóvão do Sul – 16/04 (Contato: Secretário Edinei – (49) 99106-0093)

·         Ponte Alta – 17/04 (Prefeitura Municipal)

·         Campos Novos – 22 e 23/04 (Praça Lauro Müller)

·         Vargem – 24/04 (em frente à Câmara de Vereadores)

·         São José do Cerrito – 25/04 (em frente ao Sicoob)

·         Urubici – 28 e 29/04 (Centro de Atendimento ao Turista)

Não é necessário agendamento. Basta comparecer ao local com vontade de empreender!

Mais informações: www.sebrae.sc

 

Projeto Semear transforma vidas e busca apoio para continuar crescendo

A diretoria da Acil conheceu, nesta semana, o Projeto Semear, uma iniciativa lageana que vem mudando a realidade de famílias em situação de vulnerabilidade por meio da educação, qualificação e inclusão social.

Criado em 2015, o projeto atua com cerca de 40 famílias, oferecendo reforço escolar, oficinas, acompanhamento psicológico e atividades esportivas. O foco principal é preparar adolescentes para o mercado de trabalho, sem esquecer das mães e das crianças. O resultado? 15 jovens já empregados e dois universitários — um em Arquitetura e outro em Enfermagem.

Sem vínculo político ou religioso, o Semear é mantido por doações. A meta agora é crescer: ampliar atendimentos e contratar equipe, com um custo mensal estimado em R$ 9.215. Empresas parceiras podem ter a logomarca estampada em materiais do projeto.

“Não é só sobre doar. É sobre transformar vidas e dar perspectiva de futuro”, resume a voluntária Kézia Buratto.

Para apoiar ou conhecer melhor: (49) 99138-1480.


Destaque para a equipe da TV Câmara de Lages, que brilhantemente transmitiu o concurso que escolheu a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão. E a grande notícia é que este time, liderado pelo diretor Gabriel Athayde, já está pronto para transmitir a Sapecada da Serra Catarinense e a Sapecada da Canção Nativa, que acontecerão de 13 a 15 de junho. Mais uma baita transmissão vem por aí!


Toda a alegria do vovô Reginaldo Heine, nas comemorações do primeiro aninho do neto Samuel. Felicidades à família! No click, Reginaldo com a esposa Janine e o pequeno aniversariante


Pequena gigante no tabuleiro

A jovem enxadrista Elisangela Matos de Jesus, de apenas 10 anos, é destaque de Lages nas competições estaduais de xadrez. Acompanhada pelos pais, ela segue acumulando experiência e confiança: “Desde que se encantou com o Xadrez, minha filha está mais decidida, confiante e as competições que disputou aumentaram muito a experiência dela, vamos apoiar sempre”, conta o pai, Kristopher. No destaque, Elisangela e o técnico Marco Cordeiro, em uma de suas competições.

 

Realeza com alma serrana

Os trajes da realeza da Festa Nacional do Pinhão já começaram a contar a história da edição 2024 — e encantaram logo na primeira aparição pública, durante a abertura da Colheita do Pinhão. Inspirados na mulher do campo, forte e resiliente, os looks foram assinados pela estilista Ana Lopes, do ateliê La Única, e impressionaram pela originalidade e simbolismo.

Neste ano, a proposta é resgatar as raízes serranas com ainda mais intensidade. A grande surpresa ficou por conta do chapéu campeiro substituindo a tradicional coroa, gesto simbólico que aproximou ainda mais a realeza do povo lageano.

As roupas, com bordados manuais e tecidos que unem delicadeza e força, trazem elementos da Serra e da luta feminina. A cor roxa, por exemplo, representa o combate à violência contra a mulher, enquanto o pinheiro bordado no peito reforça o amor pela terra. “Cada detalhe carrega uma mensagem. Foi emocionante ver a reação das meninas ao vestir algo que fala tanto sobre quem somos”, conta Ana.

Os vestidos oficiais, ainda em produção, prometem homenagear grandes mulheres da história lageana. Mas por enquanto, os trajes de passeio já anunciam: essa Festa do Pinhão será uma verdadeira celebração da identidade, da natureza e da força da mulher serrana.

“Acreditamos que aquela mulher que transforma o mundo dentro de casa tem o mesmo valor daquela que deixou sua marca lá fora. Cada gesto, cada história importa. Em breve, vamos revelar como essa homenagem vai ganhar forma — e coração. E para completar, os vestidos trarão traços das nossas paisagens, como se a própria natureza tivesse bordado cada detalhe. Será uma verdadeira celebração da força feminina, da nossa terra e das memórias que nos fazem ser quem somos”, finaliza Ana Lopes, despertando ainda mais encanto e curiosidade sobre as surpresas que estão por vir.

Fotos: Nilton Wolff

 

Arte em evidência no Labhos

Desde novembro do ano passado, o Labhos transformou a matriz do laboratório em um espaço multicultural, com o objetivo de dar visibilidade à arte produzida por talentos lageanos. A estreia do projeto contou com a exposição da artista plástica Lizetti Carlesso, que encantou o público com suas obras delicadas e cheias de significado. A iniciativa segue aberta a novos artistas e é um convite à valorização da cultura local, dentro de um ambiente inusitado e acolhedor.

 

O Projeto Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio, criado pela professora Drª Daiana Petry Rufato, proporciona a estudantes do ensino médio a oportunidade de vivenciarem atividades totalmente práticas e específicas nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, de maneira que as mesmas se sintam estimuladas a seguirem seus estudos nestas áreas, culturalmente entendidas como majoritariamente masculinas. O projeto faz parte do evento CAV de Portas Abertas, que acontece neste sábado, 12 de abril. São 30 meninas participantes do projeto, e a turma apresentará trabalhos resultantes das aulas na disciplina de eletrônica, iniciadas em fevereiro deste ano, sob a orientação dos professores Najara Brizolla de Vargas, Thiago Spindola Coelho e Natan Andrade Neto da Silva.


Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário