Núcleo da Mulher promove evento pela conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher |
Márcia Bernadete Oneda da Silva foi diagnosticada com catarata. Como a doença está sobre a pupila do olho, a orientação é que ela precisa urgentemente passar por cirurgia para não perder a visão.
Para entrar na fila do procedimento, ela necessita, antes, ser avaliada por um médico especialista do sistema público de saúde. O problema é que a previsão de atendimento na Policlínica de Lages é de 260 dias.
Por meio de sua assessoria, a Secretaria de Saúde de Lages reconhece que a fila de espera é grande e, mesmo sem citar datas, promete realizar um mutirão de consultas com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Amures).
Aposentada, Márcia foi informada do problema no olho durante uma consulta particular em 2022. Na época, ainda possuía plano de saúde e a consulta foi particular.
“Meu plano encerrou e comecei meu atendimento no posto de saúde em abril de 2023. Em outubro daquele ano consegui ser atendida na Policlínica. O médico disse que uma cirurgia a laser resolveria meu problema.”
Esperançosa, ela fez a cirurgia a laser em abril de 2024. Como o procedimento não curou seu olho, na busca de uma solução voltou a consultar outros médicos, até da Associação dos Aposentados, onde pagou mais barato. A orientação novamente foi para a cirurgia convencional.
Desta forma, em 24 de maio deste ano ela levou a solicitação ao posto de saúde e foi informada que para entrar na fila da cirurgia depende da avaliação de um especialista.
“Disseram que, em média, está demorando 259 dias. Tenho medo da minha situação se agravar e eu perder a visão,” preocupa-se Márcia.
Estado realiza milhares de cirurgias por mês
Release, publicado em 11 de março deste ano pelo Governo do Estado de Santa Catarina, mostra que o ano de 2024 começou com uma série de mutirões focados em procedimentos de catarata e pterígio, abrangendo todas as regiões do Estado.
Em janeiro, 1.658 pacientes foram beneficiados, seguidos por mais 3.277 em fevereiro e em março estavam programados mais de 2.550 atendimentos.
As cirurgias oculares são realizadas em ambientes ambulatoriais, geralmente com duração de aproximadamente 40 minutos, garantindo uma recuperação ágil. A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira.
Diante do retrospecto, assim que Márcia Bernadete Oneda da Silva entrar na fila, deve ser chamada rapidamente para realizar a cirurgia.
O que é catarata?
A catarata ocular caracteriza-se pela perda progressiva da transparência do cristalino (lente natural do olho). Os sintomas iniciais como a visão turva, diminuição da visão noturna e fotofobia (sensibilidade à luz) podem ser muito ténues numa primeira fase, agravando-se a sintomatologia com o decorrer do tempo. Ou seja, o cristalino torna-se opaco (turvo) com a idade, instalando-se de uma forma lenta e progressiva, afetando, desta forma, a visão. Esta causa (o envelhecimento) é a mais comum no surgimento da catarata no olho, contudo podem existir outras para além do envelhecimento.
Mas para melhor perceber o que é catarata nos olhos, deve entender antes de mais o que é o cristalino. O cristalino possui um papel importante na formação da imagem na retina. O cristalino é a lente natural do olho, transparente que permite a focagem dos objetos de longe e de perto, denominada de acomodação. Qualquer alteração na constituição do cristalino altera a formação das imagens na retina e consequentemente na visão.
No olho com catarata, a visão estará dependente do grau de opacificação do cristalino. Quanto maior for a opacificação do cristalino, maiores serão as perturbações na visão. Em situações extremas os doentes podem perder a visão (cegueira).
Evolução da catarata ocular
O desenvolvimento da catarata ocular pode ocorrer de uma forma muito lenta, demorando vários anos até que se verifique sintomatologia acentuada. Pode também haver evolução rápida da doença, comprometendo a visão de forma significativa, levando à necessidade de intervenção para que a função visual se restabeleça.
Sintomas da catarata
Visão turva ou "embaçada";
Diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste;
Visão dupla num olho (diplopia monocular);
Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
Alteração frequente dos erros refrativos, com mudança frequente de óculos;
Diminuição da visão noturna.
Causas da catarata
As causas da catarata podem ser diversas. A causa mais frequente de catarata ocular é o processo natural de envelhecimento que ocorre, normalmente, a partir dos 45 anos e o aparecimento de sintomas de hipovisão a partir dos 60 anos.
Fonte: saudebemestar.pt
Deixe seu comentário