<
logo RCN
Estação Inverno

Projeto promete impulsionar a temporada de frio na Serra Catarinense

  • Festival proporciona várias atrações culturais

    Dionata Costa/Arquivo

O governador Jorginho Mello lançou, sábado passado (28), em Lages, a Estação Inverno, uma iniciativa estratégica do Governo de Santa Catarina para promover o turismo e valorizar as potencialidades da Serra Catarinense durante a temporada mais fria do ano.

O evento foi realizado no Espaço Cultural Aristiliano Ramos e contou com a presença de autoridades estaduais, lideranças locais e representantes do trade turístico.

Durante o lançamento, Jorginho Mello apresentou um conjunto de ações integradas que envolvem áreas como turismo, segurança pública, saúde, infraestrutura, Celesc, entre outras.

O objetivo é garantir a melhor e maior temporada de inverno da história do estado, com foco na hospitalidade, segurança e infraestrutura de qualidade para receber os visitantes.

“A Estação Inverno é mais do que um projeto de governo, é uma celebração das belezas naturais, da cultura e da força do povo da Serra. Estamos preparados para receber mais de 1 milhão de turistas entre junho e setembro e por isso temos que fortalecer nossos municípios. Estamos avançando com a melhoria das nossas estradas, reforçando a rede elétrica, além de melhorias na saúde e na educação. Esse ano escolhemos a cidade de Lages para lançar a nossa Estação Inverno e divulgar os potenciais turísticos das nossas cidades da Serra Catarinense”, destacou o governador.

“É com grande alegria que celebramos o sucesso do lançamento da nossa estação Inverno. Cada ação que desenvolvemos, desde a campanha ‘Santa Catarina: O Inverno do Brasil é Aqui’ até a exposição internacional da novela ‘Terra Forte’, reflete o nosso compromisso em mostrar ao mundo o nosso estado. A Serra catarinense, com suas paisagens deslumbrantes e a hospitalidade calorosa, tem se consolidado como uma importante indutora de turismo para o nosso estado”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif.

Com o título de estado mais seguro do Brasil, Santa Catarina aposta no diferencial da Serra Catarinense para atrair turistas de todas as regiões do país e também do exterior.

“Temos um governador municipalista e preocupado com as nossas cidades. Sinal disso é essa ação de hoje vindo até a Serra promovendo nossas cidades e os potenciais que temos aqui. Esse governo com um olhar atento está trazendo investimentos importantes na saúde, educação e na infraestrutura. São melhorias importantes para o nosso desenvolvimento e para que possamos receber cada vez melhor nossos turistas”, disse a prefeita de Lages, Carmen Zanotto.

A iniciativa reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento regional, o fortalecimento da economia local e a valorização das tradições serranas.

O mundo de olho no inverno catarinense

Santa Catarina segue no radar dos viajantes do mundo todo, com projeções otimistas para a temporada de inverno de 2025. Levantamento da ForwardKeys, via plataforma Amadeus, aponta um intenso movimento de interesse por viagens ao estado: ao todo, já são 3.030.569 buscas registradas — sendo 564.324 de turistas internacionais e 2.466.245 de visitantes nacionais.

No mercado internacional, o Chile lidera o ranking com 90.387 buscas por viagens para Santa Catarina. Em seguida aparecem os Estados Unidos (87.527) e Portugal (68.809).

O destaque europeu se deve, em parte, ao voo direto da TAP entre Lisboa e Florianópolis, que também impulsiona o interesse de turistas de outros países da Europa, como a Itália. Outro ponto estratégico é o voo da COPA Airlines ligando o Panamá ao estado, ampliando a conectividade com a América Central e do Norte.

Investimentos na Serra

Para garantir uma temporada segura, acolhedora e estruturada, o Governo do Estado tem promovido uma série de ações integradas. Entre os destaques estão o programa Energia Boa, que prevê a construção de seis subestações e mais de 225 quilômetros de rede de distribuição elétrica, e a chegada da rede de gás natural da SCGÁS à Serra Catarinense.

O Programa Estrada Boa também vem transformando trechos estratégicos, como a Serra do Corvo Branco, melhorando a mobilidade turística.

Na área da saúde, os hospitais públicos e unidades locais receberam reforços estruturais, novos equipamentos e ampliação de leitos. Já na segurança pública, houve aumento do efetivo e intensificação das operações para garantir tranquilidade a moradores e turistas.

Pronampe Turismo

Uma outra possibilidade encaminhada pelos prefeitos da Amures ao governador Jorginho Mello, foi o pedido para criação de um programa de fomento ao ambiente de negócios e à elevação da produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas com atuação no turismo. O Pronampe Turismo poderia ofertar operação de crédito, subsídio financeiro, carência, juros diferenciados e amortização.

“Precisamos dessa linha de crédito especial para os municípios da Serra Catarinense esquentar os negócios relacionados à Estação Inverno”, disse o presidente da Amures, prefeitos Pedro Ostetto. 

Fotos: Sec Turismo

Crédito: Eduardo Valente | GOVSC

Legenda: Catiane Seif, secretária de Turismo, falou sobre como vai funcionar a iniciativa

—-----------------

Festival de Inverno 2025 promete aquecer São Joaquim 

O inverno de 2025 promete ser inesquecível em São Joaquim. A cidade, reconhecida por suas baixas temperaturas e belezas naturais, prepara um Festival de Inverno ainda mais especial, com uma programação que se estenderá por todos os finais de semana do mês de julho e terá seu grande ápice nos dias 1, 2 e 3 de agosto.

O destaque principal será o Festival Enogastronômico – Sabores de Altitude, que acontecerá na Praça Hercílio Luz e no tradicional Clube Astréa. Durante três dias, os visitantes poderão vivenciar uma experiência única, celebrando os sabores serranos e os produtos com Indicação Geográfica da região, como o vinho de altitude, a maçã Fuji, o queijo artesanal serrano, o mel de melato de bracatinga e, em breve, a carne frescal.

Além da gastronomia, o festival contará com uma intensa agenda cultural, reunindo apresentações artísticas, música, intervenções e encontros que refletem a identidade e a hospitalidade joaquinense. Mesmo com o frio, a cidade estará vibrante, oferecendo aos visitantes um verdadeiro espetáculo de sensações.

Para ampliar a visibilidade do evento e do município, a Prefeitura de São Joaquim articula a presença do estúdio da NSC TV na Praça Hercílio Luz nos dias principais do festival. A emissora deve realizar transmissões ao vivo, destacando o clima, os atrativos turísticos e a atmosfera única que São Joaquim oferece no auge do inverno.

Cultura, esporte e experiências 

Durante todo o mês de julho, moradores e turistas poderão aproveitar uma agenda variada, com eventos esportivos, festas culturais e sociais, além de ações em parceria com o Sesc. A proposta é envolver a comunidade, valorizar os talentos locais e oferecer atrações para todas as idades.

Confira a programação no: https://saojoaquim.sc.gov.br/festival-de-inverno-2025-

Foto: Festival São Joaquim

Crédito: Dionata Costa -  Arquivo

Legenda: Festival proporciona várias atrações culturais 


Sistema de reconhecimento facial é ampliado na Serra Catarinense Anterior

Sistema de reconhecimento facial é ampliado na Serra Catarinense

Rotary de Lages dá posse a novos presidentes em cerimônia conjunta Próximo

Rotary de Lages dá posse a novos presidentes em cerimônia conjunta

Deixe seu comentário