Em mais uma ação voltada ao fortalecimento da liderança feminina, o Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Lages (ACIL) promoveu uma palestra com a jornalista Débora Bombilio que falou sobre comunicação assertiva, uma habilidade essencial para mulheres que desejam se posicionar com confiança no ambiente de negócios.
Com uma abordagem direta, a palestrante provocou reflexões sobre o medo de se posicionar, a dificuldade em dizer “não”, a insegurança de apresentar uma ideia, o receio de não serem levadas a sério.
A proposta foi mostrar como a comunicação pode ser uma aliada poderosa ou uma barreira para o crescimento profissional e pessoal de mulheres à frente de seus negócios.
Entre os exemplos apresentados, a palestrante destacou situações cotidianas que muitas mulheres vivem: apresentar um orçamento, receber um “não” de um cliente, lidar com sobrecarga emocional antes de uma reunião.
Tudo isso exige equilíbrio, preparação e uma comunicação firme, porém empática. “Para uma comunicação assertiva é preciso saber expressar ideias sem hostilidade. Ser assertiva não é ser agressiva, é ser firme, respeitosa e equilibrada”, destacou.
Ao final, Débora enfatizou que o caminho está no treinamento contínuo da comunicação assertiva e no apoio mútuo entre mulheres: “Valorize sua voz. Use sua voz. Sua história importa. Seu negócio importa. E você importa”.
Deixe seu comentário