Rotary de Lages dá posse a novos presidentes em cerimônia conjunta |
-
MSM Imagens Aéreas / Divulgação
Com o inverno, a tendência é aumentar as ocorrências de temporais com chuvas torrenciais. Preocupado com as enchentes provocadas pelo Rio Passo Fundo nas imediações da Rua Humberto de Campos, Bairro Sagrado Coração de Jesus, em Lages, o morador José Moacir Marian protocolou pedidos no aplicativo +Lages solicitando o desassoreamento do rio.
Segundo o morador, o rio sempre foi mantido limpo, com intervenções, ao menos, duas vezes ao ano. Agora está sujo, o que aumenta a probabilidade de enchentes. “Os alagamentos são muito frequentes na Rua Casemiro de Abreu e parte das ruas Benedito Marcondes do Amaral e Humberto de Campos. Já tenho vários protocolos de solicitação da limpeza, porém nada foi feito ainda. Prevenção é tudo.”
As roçadas são de competência da Secretária de Meio Ambiente e Serviços, mas a limpeza dentro dos rios cabe à Defesa Civil. A entidade, por sua vez, informou que monitora constantemente todos os rios que cortam a cidade de Lages. As limpezas são periódicas e atendem as situações mais urgentes. A Defesa Civil informa ainda que possui uma máquina própria para essas intervenções e garante que nos próximos meses o local indicado pelo morador será atendido.
Hidrografia
O Rio Passo Fundo é considerado de pequeno porte, mas sempre que chove forte é represado pelas águas do Rio Carahá, que por sua vez recebe o esgoto pluvial de dezenas de bairros da cidade. Desta forma, o nível sobe rapidamente invadindo ruas e isolando e ou inundando residências.
Para expôr o problema, o morador José Moacir Marian enviou imagens com as ruas em questão alugadas.
Deixe seu comentário