<
Novos Caminhos

Jovens acolhidos exploram robótica com Lego dinamarquês e equipe campeã do Sesi

Oficina em Lages une tecnologia, educação e acolhimento, com equipe que representa a cidade em competições nacionais

Crianças e adolescentes acolhidos em instituições de Lages, Bom Retiro, Otacílio Costa, São Joaquim e Bocaina do Sul participaram de uma oficina de robótica promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), por meio do programa Novos Caminhos.

A atividade foi realizada com kits Lego educacionais e contou com o apoio da equipe Robobaio, grupo premiado que representa Lages em competições regionais e nacionais de robótica.

A oficina foi conduzida pelo professor João Francisco Frank Gil, conhecido como “Moderno”, que explicou a proposta da atividade. “Eles tiveram que montar um carro do zero, feito com um Lego especial que vem da Dinamarca. É um equipamento totalmente diferente, com motor e programação precisa. A brincadeira foi fazer com que o carro saísse de um ponto e chegasse ao outro com exatidão.”

A dinâmica começou com tentativas livres e evoluiu para o uso de fórmulas matemáticas, permitindo aos participantes calcularem velocidade, atrito e inércia, conceitos fundamentais da física.

“A gente mostra que a matemática tem aplicação prática. Com ela, é possível fazer um robô funcionar com precisão”, destacou o professor João Francisco.

Os jovens foram acompanhados por integrantes da equipe Robobaio, formada por alunos do ensino médio do Sesi. A equipe funciona como uma empresa, com funções definidas, com programador, engenheiro, designer e gerente.

“Cada um auxiliou uma mesa, ajudando na montagem e na programação”. A equipe já ganhou vários troféus e para o campeonato atual montou um robô que lança bolas, apresentado aos adolescentes no final da oficina.

A experiência foi marcante para os participantes. “No começo achei que seria muito difícil, mas quando começamos a montar percebi como é fácil. Gostei muito”, disse uma das participantes. Outra jovem demostrou que deseja dar continuidade aos conhecimentos. “Por mim, eu moraria aqui para continuar mexendo com isso. Me apaixonei”.

Interlocutora de responsabilidade Social e do programa na região, Sandra Goulart reforçou que a oficina foi um despertar de novas possibilidades. “Durante os encontros, as crianças e os adolescentes puderam estimular a criatividade, autonomia, o espírito de equipe e a inclusão”.

A oficina integra as ações do programa Novos Caminhos, que busca oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

A Fiesc, com Sesi e Senai, está focada em desenvolver social e economicamente a realidade dos jovens catarinenses. “Priorizamos a qualificação profissional e oportunidades que promovam um futuro melhor para eles. Essa abordagem busca transformar a vida desses adolescentes por meio da educação e do apoio institucional”, destacou a representante da regional Serra Catarinense, Katia Roberta Silva.


Novos Caminhos
Idealizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Fiesc, o Novos Caminhos oferece serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade a jovens que vivem em instituições de acolhimento de Santa Catarina.

Aos maiores de 14 anos disponibiliza cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14 prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

Jovens acolhidos exploram robótica com Lego dinamarquês e equipe campeã do Sesi Anterior

Jovens acolhidos exploram robótica com Lego dinamarquês e equipe campeã do Sesi

Tribunal do Júri julgará homicídio ocorrido após colisão na Avenida Dom Pedro II Próximo

Tribunal do Júri julgará homicídio ocorrido após colisão na Avenida Dom Pedro II

Deixe seu comentário