<
Xadrez

Lageano brilha nos Jogos Universitários e fica a um passo do Mundial

O enxadrista lageano Gustavo Warming Kayser, de 18 anos, conquistou a quarta colocação no Campeonato Brasileiro Universitário de Xadrez dos JUBs 2025, em Natal, ficando a um passo da classificação para o Mundial Universitário.

Representando Santa Catarina pela UFSC, o Mestre Nacional teve seu momento decisivo no penúltimo round ao superar o líder da competição, o mineiro Ricardo De Lima Primo, demonstrando grande capacidade técnica.

Na rodada final, Gustavo disputou o título contra o goiano Michel Liah Ferraz, mas acabou derrotado, sagrando Michel como campeão universitário brasileiro de 2025.

O atleta do Lages Xadrez Clube chegou à competição nacional após conquistar de forma invicta a seletiva estadual do JUCS em Criciúma, com seis vitórias e um empate, mantendo a regularidade que lhe rendeu nove medalhas em três edições dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

A campanha consolida Gustavo entre os principais enxadristas universitários do país. O acadêmico de Sistemas de Informação contou com o apoio do Lages Xadrez Clube, da FME-Lages através do Programa Bolsa Atleta e da Berneck durante a competição no Centro de Convenções de Natal.

Charles Gaucheconquista quarto lugar no Brasileiro de Blitz e supera campeões nacionais em Manaus

O enxadrista lageano Charles Gauche garantiu uma posição de destaque no cenário nacional ao conquistar o quarto lugar no Campeonato Brasileiro Absoluto de Blitz, realizado em 14 de outubro durante o Manaus Chess Open 2025.

A modalidade blitz, considerada uma das três mais importantes do xadrez mundial e a mais rápida entre elas, testemunhou a notável performance do atleta que superou os atuais campeões brasileiros Alexandr Fier e Juliana Terao.

Dentre os melhores atletas do país o lageano demonstrou maturidade competitiva ao vencer adversários de elite. A vitória sobre o pentacampeão brasileiro Alexandr Fier e sobre a campeã Juliana Terao coroou a participação excepcional de Gauche, que chega a Manaus após uma sequência de resultados expressivos em torneios nacionais.

Em declaração emocionada, o enxadrista compartilhou sua filosofia: "Eu sempre digo pra todos os enxadristas que me perguntam: 'Cara, como é que tu consegue ganhar desses caras?' Somos todos iguais, amigo. Ele é campeão e Grande Mestre Internacional e eu sou um mestre menos graduado, mas eu acredito que é possível. A gente tem que acreditar".

E completou: "Você não está jogando contra um jogador, está jogando contra as posições no tabuleiro. Então a gente não precisa ter medo de ninguém. Temer, não; jogar xadrez, sim".

A agenda em Manaus permanece intensa para o representante do Lages Xadrez Clube: Charles segue na disputa do Campeonato Brasileiro de Rápidas e continua na luta pela titulação de Mestre Internacional na competição clássica.

Com apoio da Berneck, Fundação Municipal de Esportes e Planalto Hotel, o atleta projeta encerrar o ano em alto nível: "Vamos fazer uma grande competição, tenho certeza. E se der tudo certo, um grande Jogos Abertos também para terminar o ano com chave de ouro".

Lageano brilha nos Jogos Universitários e fica a um passo do Mundial Anterior

Lageano brilha nos Jogos Universitários e fica a um passo do Mundial

Lageanos conquistam dois troféus e sete medalhas no Circuito Scherer Próximo

Lageanos conquistam dois troféus e sete medalhas no Circuito Scherer

Deixe seu comentário