Rotary de Lages dá posse a novos presidentes em cerimônia conjunta |
-
SECOM SC
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, visitou, no dia 20 de junho, uma das maiores fábricas de aviões da China, localizada na cidade de Harbin. A unidade pertence a um dos maiores grupos industriais chineses, com mais de 500 mil funcionários e décadas de experiência na produção de aeronaves civis e militares que hoje voam em diversos países ao redor do mundo.
O objetivo da missão é ampliar a conectividade regional em Santa Catarina. O estado conta atualmente com 23 aeroportos regionais e busca alternativas para garantir voos regulares que impulsionem o desenvolvimento econômico em todas as regiões.
Durante a visita, o governador conheceu uma aeronave com capacidade para 20 passageiros, que pode ser facilmente convertida para transporte de cargas — exatamente o tipo de avião que atende às necessidades do Estado.
Além da aquisição de aeronaves, as negociações avançaram para um projeto ainda mais ambicioso: a instalação de uma linha de montagem da fabricante chinesa em Santa Catarina. Uma empresa catarinense do setor da saúde lidera as conversas e estuda, junto com o grupo chinês, a criação daquele que poderá se tornar o maior polo aeronáutico da América Latina.
“É uma negociação entre entes privados, mas que interessa o nosso estado. Tanto a compra de aviões para proporcionar voos regionais, quanto a instalação de uma linha de montagem que vai gerar empregos e recursos para Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello.
A proposta é vista como estratégica para atrair investimentos, gerar empregos e transformar o Estado em um hub logístico e industrial de aviação regional no continente.
Correia Pinto
Dentre os 23 aeroportos regionais citados pelo Governo do Estado está o de Correia Pinto, onde a empresa Azul Linhas Aéreas suspendeu a operação. Mesmo sem voos, o Estado investe para melhorar a infraestrutura do local visando a retomada dos voos por outra empresa. Atualmente, o aeroporto mais próximo com voos comerciais é o Hercílio Luz em Florianópolis.
O Aeroporto Federal Antonio Correia Pinto de Macedo, em Lages, realiza, em média, 80 operações, mas somente de voos particulares ou fretados.
Deixe seu comentário