logo RCN
Indústria da madeira e florestal

Lages sedia TechForestry – 4ª Feira de Tecnologia para Indústria de Madeira e Floresta

O Congresso do Pinus Sul Brasil e a Tech-Forestry – 4ª Feira de Tecnologia para Indústria da Madeira e Floresta, serão realizados entre os dias 20 e 22 de março de 2024 no Centroserra Convention Center em Lages, e tem como foco principal a atualização tecnológica do plantio ao processamento, discutir a evolução desta espécie no Sul do Brasil, e incentivar o fomento e o plantio, com tecnologia e com maior produtividade florestal.

Iniciativa da empresa Porthus, o evento tem o apoio de diversas empresas, governos e entidades ligadas ao setor florestal.

Segundo os organizadores, os eventos técnicos contarão com a presença de especialistas de várias regiões que introduziram inovações e melhoramentos silviculturais, e utilizam com sucesso tecnologias avançadas no processo de plantio e beneficiamento da espécie. E a feira irá oportunizar negócios com a presença de expositores de diversos segmentos, desde o plantio, passando pela colheita e logística e chegado ao processamento final.

Eventos paralelos_ Na área de eventos técnicos serão dois palcos que durante três dias trarão novidades, especialistas e profissionais de diversas áreas.  

• Encontro de Fomento e Plantio Florestal

• Forum de Biomassa: Cavaco, Pellets e Energia

• Painel de Manejo e Transporte Florestal

• Painel Valor Agregado: Madeira Engenheirada e Uso na Construção

Também acontece, na mesma data, rodada de negócios para produtos de madeira e Exposição de Trabalhos Técnicos.


No ano passado, retomada do crescimento foi um dos temas

Em 2023, o congresso veio de encontro com a necessidade do setor florestal catarinense retomar o crescimento da área plantada. Grande polo moveleiro, Santa Catarina vem reduzindo as áreas destinadas ao reflorestamento e a falta de matéria-prima já preocupa o setor industrial. As terras, que antes eram ocupadas com pinus ou eucalipto, agora são destinadas ao cultivo de culturas como a soja, milho e pastagem, e em cinco anos (2018 a 2022) o estado teve uma redução de 72,3 mil hectares na área de silvicultura.

Como Santa Catarina é o maior produtor e exportador de madeira serrada do Brasil, a diminuição das reservas de florestas plantadas preocupa o setor.

Para reverter o processo, o Governo do Estado anunciou iniciativa para estimular o plantio de florestas, ação que conta com a parceria da Fiesc.

Deu o nome de "Plano Estadual de Florestas Plantadas", que praticamente prevê as mesmas ações do "Programa de Desenvolvimento Florestal", anunciado em março do ano passado. “A Secretaria da Agricultura, em parceria com a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e a Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal da Fiesc, irá construir um plano para incentivar a expansão das florestas plantadas em Santa Catarina e garantir os estoques de madeira para abastecer a indústria madeireira estadual e s exportações. Vamos propor a criação de um fundo para investimentos no setor, além de sugerir a parceria entre produtores rurais e empresas florestais”, destacou, na época, o secretário Valdir Colatto. 

Até o fechamento desta edição, não conseguimos informações sobre como está o programa de incentivo do governo. 


DESTAQUE

A indústria de base florestal representa expressiva participação no conjunto da economia nacional. Espécies como pinus e eucalipto se destacam como florestas plantadas. O Pinus, em especial, está concentrado nos três estados do Sul, que possuem 87% do plantio nacional, totalizando quase 2 milhões de hectares.


Sicredi estará presente no congresso 

Reforçando o propósito de estar cada vez mais próximo de seus associados, o Sicredi estará presente no Congresso do Pinus Sul Brasil e Tech Forestry em Lages/SC, que será realizado entre os dias 20 e 22 de março, no Centroserra Convention Center. O evento é voltado para a tecnologia e inovação no segmento da madeira e floresta.

O Sicredi, Instituição Financeira Cooperativa, está presente em Lages há mais de 14 anos e estará presente no evento com um estande para receber os visitantes que passarem por lá.

Além disso, terá pessoas colaboradoras disponíveis para quem quiser conhecer e tirar suas dúvidas sobre as mais de 300 soluções financeiras que tem para oferecer e os diferenciais do Cooperativismo.

A gerente da agência Sicredi no bairro Guarujá, Cleia Costa, convida os visitantes para conhecer o espaço Sicredi durante o evento.

“Mais uma vez estaremos presentes no Congresso do Pinus Sul Brasil e preparamos um espaço com o nosso famoso cafezinho para recebê-los e apoiá-los em seus negócios. Venha nos visitar em nosso estande e conte com a gente.”, reforça.

Papel dos órgãos ambientais frente ao desenvolvimento econômico sustentável Anterior

Papel dos órgãos ambientais frente ao desenvolvimento econômico sustentável

A Importância da Regularidade Cadastral para Propriedades Rurais no Brasil Próximo

A Importância da Regularidade Cadastral para Propriedades Rurais no Brasil

Deixe seu comentário