logo RCN

Os carnavais de 1896 a 1940 contados pelo Museu Thiago de Castro em exposição

Mostra apresenta objetos, fotos e relatos dos antigos carnavais de Lages

O Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC), equipamento cultural da Prefeitura de Lages e Fundação Cultural (FCL), apresenta, a partir de terça-feira (30), a exposição de curta duração “Carnaval de Lages – de 1896 a 1940 e Outros Carnavais”.

Segundo a equipe do MHTC, responsável pela curadoria e montagem, a proposta é mostrar para a comunidade, por meio de objetos e acervo iconográfico, os capítulos de uma das manifestações culturais mais características do país.

No hall principal do MHTC, o visitante poderá visualizar os estandartes originais das antigas sociedades carnavalescas, como o mais antigo, do Clube 1º de Julho, ao ano de 1896, passando por outros símbolos das agremiações mais importantes do carnaval lageano, como a “Cravo Preto” e a “Vae ou Racha”, que rivalizaram, principalmente, nas décadas de 1920 e 1930; também o estandarte do Clube 14 de Junho, de 1920; e do “Bola Preta”, de 1960.

Ainda que o título da exposição cite o ano de 1940, o MHTC também disponibiliza fotografias e documentos de outras décadas do carnaval da cidade.

Notas em arquivo do fundador do museu, Danilo de Castro, folião assumido, e representações das partituras das marchinhas das sociedades também estão no roteiro.

Pelas informações do time do museu, o acervo do carnaval é um dos maiores do MHTC, em termos quantitativos.
Os horários de visitação ao Museu são de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

Imagens: acervo Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC)

Chega aos cinemas a continuação do filme espírita ‘’Nosso Lar’’ Anterior

Chega aos cinemas a continuação do filme espírita ‘’Nosso Lar’’

Natural de Lages, Artur Miranda lança seu 2° álbum autoral – com produção e gravação 100% próprias Próximo

Natural de Lages, Artur Miranda lança seu 2° álbum autoral – com produção e gravação 100% próprias

Deixe seu comentário