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Serra do Corvo Branco

Túnel deve ligar Urubici ao Sul do Estado

  • Imagem mostra onde será o início do túnel na Serra do Corvo Branco

    Divulgação

Atualmente, existem três formas de acesso entre a Serra Catarinense e o Sul do Estado. Duas envolvem serras, a do Corvo Branco e do Rio do Rastro, que em função das curvas inviabilizam a passagem de caminhões de grande porte. A terceira e mais longa é pela BR-282, que está saturada devido ao número de veículos. Uma alternativa foi apresentada pelo deputado Marcos Vieira que defende a construção de um túnel ligando a Serra do Corvo Branco à região de Grão Pará. Segundo ele, o Governo do Estado já autorizou estudos de viabilidade do projeto.

De acordo com o deputado, o escoamento da produção do Grande Oeste e Serra Catarinense é prejudicado pela falta de um acesso para caminhões. "No Sul, temos a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco, a Serra da Rocinha e a Serra do Faxinal, que não suportam o trânsito de caminhões pesados. Portanto o escoamento da produção é feito, em grande parte, pelas BR-282, BR-280 e BR-470, altamente saturadas."

Para Vieira, outro ponto importante a ser observado é que o Porto de Imbituba, que tem um dos maiores calados do Brasil e pode suportar os maiores navios, poderia ser melhor utilizado, criando um novo corredor de exportação e, em consequência, gerando uma onda de desenvolvimento em toda a região.

Entusiasta do túnel há mais de cinco anos, o deputado defende a construção como sendo uma das grandes obras viárias que podem transformar Santa Catarina. "Pode parecer muito, mas são três quilômetros de túnel que podem fazer uma grande diferença para o nosso Estado e, agora, o Governo do Estado, por meio do secretário de Infraestrutura Thiago Vieira, que já vinha fazendo estudos técnicos, autorizou que o projeto comece a sair do papel", explicou o deputado, que completou: "Não é uma obra simples, tampouco de curto prazo, mas certamente fará toda a diferença no desenvolvimento do Estado nas próximas décadas, e esse também é o papel de um gestor público".


Apoio

A prefeita de Urubici, Mariza Costa, apoia a ideia. Ela avalia que a Serra do Corvo Branco tem características específicas para o turismo e não para o transporte de cargas. O túnel permitiria escoar a produção de hortaliças do município, bem como grãos, madeira e outros produtos da Serra e também de outras regiões.

A ligação entre Bom Retiro, na rodovia BR-282, se dá pela Serra do Panelão, SC-110. Para evitar serras, as possibilidades são via Rio Rufino, passando pelas rodovias SC-112 e depois SC-370; ou via Painel, Urupema e Urubici, pelas rodovias SC-370, trecho da SC-112 e novamente SC-370 até a Serra do Corvo Branco.


Pavimentação

A pavimentação de 9,4 quilômetros da SC-370, entre Grão Pará e Urubici deve ser iniciada em setembro, com conclusão estimada de 18 meses a um custo de R$ 40 milhões. Esse é o último trecho a ser pavimentado entre Urubici e Grão Pará. Neste ponto, a obra foi paralisada há praticamente dois anos em função de problemas estruturais nas margens da rodovia, que não foram previstos no projeto inicial.

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