logo RCN
Serra Catarinense

Rua Coberta de Urupema deve ser concluída até dezembro

  • Elcio Branco / Divulgação

Equipamento turístico deve contribuir para atrair visitantes ao município e também servir para o lazer da população local

O cronograma atrasou, a previsão inicial de entrega era para setembro de 2022, mas a prefeita de Urupema, Cristiane Muniz Pagani Almeida, está empenhada em entregar a obra da Rua Coberta até o final deste ano, durante a sua gestão. Edificada com recursos do Governo do Estado, cerca de R$ 5 milhões, a estrutura ocupa trecho da Rua Florisnaldo da Silva Muniz, no Centro e será a primeira com esta finalidade na Serra Catarinense. A de Anita Garibaldi está em obras e a de Urubici na fase de projeto.  

O projeto inicial previa cobertura com vidro, um café, um bistrô, um empório para produtos coloniais e uma loja de artesanato, empreendimentos que serão licitados.

Em entrevista publicada em 2022, Cristiane explicou que a intenção não era colocar muitas coisas, estimulando que o turista também circule em outros pontos da cidade. 

O projeto foi idealizado há seis anos, na primeira gestão dela e do então prefeito Evandro Frigo. Duas arquitetas locais foram chamadas e desenvolveram. Depois, se iniciou a busca dos recursos necessários.

Ela e o prefeito estiveram em duas oportunidades no Ministério do Turismo, em Brasília. Mas também conseguiram mostrar o projeto ao governador, na época, Carlos Moisés. “Ele sugeriu alterações. Pediu uma rua mais fechada. O projeto inicial era praticamente só a cobertura.”

Utilização - A proposta é composta de quatro usos principais. São eles: a via de pedestres exclusiva e a via de veículos em sentido único fora da cobertura, área destinada a espaços comerciais (gastronômicos e culturais) com atendimento em dois níveis (térreo e mezanino), área de descanso - que inclui bancos para descanso e contemplação - e área de lazer, no térreo e no superior, com pátios cobertos e com pérgula e poltronas suspensas e palco, além de sanitários públicos e acessibilidade total.

Capital Nacional do Frio - O município de Urupema, famoso por registrar as menores temperaturas do país no período de inverno, é oficialmente a Capital Nacional do Frio.

O título veio com a sanção do Projeto de Lei 14.255/2021 pelo Governo Federal, e passou a valer a partir do dia 01 de dezembro de 2021. 

Com a altitude média de 1.425 metros acima do nível do mar, Urupema tem 2,5 mil habitantes. A cidade foi oficialmente criada em 1989, ao ser emancipada do município de São Joaquim e, desde então, reivindicava o reconhecimento nacional envolvendo as baixas temperaturas.

Entrevista

Cristiane Muniz Pagani Almeida

Prefeita, a previsão era concluir a Rua Coberta em setembro de 2022. A que se deve o atraso? A transição do governo do Estado prejudicou? 

De fato, houve um atraso na conclusão da Rua Coberta e isso se deve a vários fatores. Inicialmente, houve uma retificação do projeto devido ao levantamento topográfico. Além disso, enfrentamos dificuldades na execução da fundação devido às características geológicas do terreno e a grande quantidade de rochas, exigindo a detonação com uso de marteletes, um trabalho demorado. Em paralelo, acontecia a obra da rede de água e esgoto e, a prefeitura teve que aguardar a Casan finalizar a sua etapa, para então poder dar continuidade. A transição do Governo do Estado não implicou em nada o andamento da obra.

O projeto inicial foi mantido ou passou por alterações?

O projeto inicial passou por algumas alterações, para garantir a eficiência e a segurança da obra.

Foi definido o nome do empreendimento?

Sim. Foi feito um trabalho de branding, a empresa realizou oficinas em todas as localidade e também no centro, com a participação da comunidade, e ficou definido que o equipamento se chamará "Passeio Urupema".

Como está a expectativa da administração com a previsão de conclusão?

Acreditamos que a conclusão ocorrerá até o final do ano, e estamos trabalhando arduamente para que isso aconteça.

E a população, entusiasmada com o empreendimento?

 Acredito que sim. O Passeio Urupema não é apenas uma obra isolada; é um projeto que impactará positivamente toda a cidade, movimentando não apenas o comércio local, mas também os pontos turísticos. A população está ansiosa para ver esse desenvolvimento e os benefícios que trará para a nossa comunidade.

Prefeitura apresenta candidatas à realeza da Festa do Peão Laçador Anterior

Prefeitura apresenta candidatas à realeza da Festa do Peão Laçador

Pelo menso 20 famílias tiveram as casas atingidas por tempestade Próximo

Pelo menso 20 famílias tiveram as casas atingidas por tempestade

Deixe seu comentário