<
logo RCN

Produção de mudas de araucária precoce será tema de live nesta terça-feira

  • Onéris Lopes/Amures

O professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Ivar Wendling, pesquisador da Embrapa Florestas, será o convidado especial do Conselho de Turismo da Serra Catarinense - Conserra e da Amures, para uma live nesta terça-feira (14), sob o tema: Produção de Mudas de Araucária Precoce para Implantação de Pomar.

O cultivo de araucárias mais produtiva e em menos tempo, vem chamando a atenção inclusive do turismo, já que através da enxertia é possível determinar a possibilidade do manejo e de altura da planta. Os estudos a serem apresentados pelo pesquisador da Embrapa neste evento, demostraram a eficiência da técnica da enxertia, favorecendo características econômicas relacionadas ao pinhão.

Pesquisadores, convidados e autoridades de empresas de pesquisa estarão entre os participantes para ouvir e interagir com professor Ivar Wendling, a partir das 18h30min, quando inicia o evento através de um link, gerado pela equipe de tecnologia da informação da Amures.

O presidente do Conserra, empresário Eliseu Farias, disse que este modelo de enxertia tem viabilidade técnica e econômica para a araucária. "Soubemos que essas araucárias precoces, podem oferecer produção de 10 quilos de pinhões aos 10 anos, 30 quilos aos 20 anos e 50 quilos aos 30 anos e ser ainda mais produtivas com o passar dos anos. Isso nos motivou a criar esta pauta com o professor Ivar Wendling", explica Eliseu Farias.

Outra vantagem da enxertia está na possibilidade de obter mais mudas fêmeas e plantá-las em proporção diferente daquela encontrada na natureza, aumentando a produtividade de pinhão. Assim como utilizar o jardim clonal para a obtenção de brotos e realização dos enxertos. Isso tudo, será explicado na live desta terça-feira.

Pena de 24 anos para réu que matou ex-mulher em Santa Cecília. Filho assistiu crime Anterior

Pena de 24 anos para réu que matou ex-mulher em Santa Cecília. Filho assistiu crime

Ao receber projeto, governador anuncia convênio para Ponte das Goiabeiras para este ano Próximo

Ao receber projeto, governador anuncia convênio para Ponte das Goiabeiras para este ano

Deixe seu comentário