logo RCN
Frio fora de hora

Novembro começa com neve inédita na Serra Catarinense

A temperatura mais baixa foi registrada ao amanhecer desta terça em Bom Jardim da Serra com 0,4°C abaixo de zero

O frio intenso, associado à chegada de uma forte massa de ar polar, e umidade alta, favorece a ocorrência de chuva congelada e neve no topo da Serra de Urubici (Morro da Igreja), às 08h30. Em São Joaquim, foi registrada a ocorrência de chuva congelante, às 6h50.

A temperatura mais baixa foi registrada ao amanhecer de terça-feira (1), em Bom Jardim da Serra, com 0,4°C abaixo de zero. A sensação térmica ou wind chill, em inglês, é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento. Na hora da ocorrência da neve, a temperatura de 0,4°C negativos e o vento de 69km/h, resultaram em sensação de – 20°C em Urubici.

O frio pode ser considerado histórico? Os fenômenos chuva congelada, chuva congelante e neve podem ser considerados excepcionais, sim, pois não há registro no banco de dados da Epagri/Ciram da ocorrência desses fenômenos no mês de novembro, em Santa Catarina.

Já na estação meteorológica de São Joaquim (rede do INMet), de quase 40 anos de dados, o menor registro de temperatura, em meses de novembro, é de -1,5ºC (negativos) em 5/11/1992, considerando-se toda a série histórica, desde 1983. Hoje, esse recorde não foi superado, mas a previsão é que isso possa ocorrer na próxima madrugada e amanhecer do feriado de finados (2).


Geada e temperaturas negativas no amanhecer da Serra Catarinense Anterior

Geada e temperaturas negativas no amanhecer da Serra Catarinense

Ponte Alta terá que parar de cometer irregularidades no quadro de servidores Próximo

Ponte Alta terá que parar de cometer irregularidades no quadro de servidores

Deixe seu comentário