Juliano Mandelli conduz diagnóstico da prestação jurisdicional em SC |
-
Nilton Wolff
Sabe aqueles lugares onde você fica um tempo sem ir e percebe que muita coisa mudou? Assim é o Bairro Guarujá em Lages, onde sempre tem novidades, sejam obras ou empreendimentos. Não é à toa que o bairro é considerado o maior da cidade e não para de crescer. A comunidade se adapta muito bem a essa realidade, mantém a rotina e, de forma organizada, realiza várias atividades que melhoram a qualidade de vida, a exemplo da horta comunitária ou dos grupos de melhor idade.
Não existem registros oficiais, o que se sabe é que um frigorífico instalado na região deu o nome ao bairro, isso na década de 1950. Na época, praticamente não existiam casas. A população começou a crescer uns 20 anos depois, com a instalação dos primeiros loteamentos.
Ao Leste, o Guarujá era praticamente o último bairro de Lages e a fartura de espaço proporcionou a instalação de vários empreendimentos. Um dos primeiros foi o Aeroporto Federal Antonio Correia Pinto de Macedo, o único em operação na Serra Catarinense, apesar de não ter mais voos comerciais.
Mas foi a partir da década de 1990 que o bairro se expandiu de forma rápida, superando o Copacabana. Segundo o Censo de 2000, eram, na época, 9.054 habitantes e 2.919 domicílios. É claro que nestes 20 anos a população cresceu com a implantação de novos loteamentos.
A infraestrutura do bairro acompanhou o crescimento populacional. Atentos às novas oportunidades, empreendedores investiram em diversos segmentos do Comércio e Serviços. Atualmente, o Guarujá dá pleno significado ao termo bairro-cidade. Tem postos de combustíveis, supermercados, farmácia e laboratório de análises clínicas, isso para citar alguns dos empreendimentos.
Novo polo comercial
A instalação do Lages Garden Shopping pode ser considerada um marco para o bairro. Alavancou o crescimento para uma área ainda pouco explorada, às margens da Rodovia BR-282. Com o shopping vieram outros empreendimentos, a exemplo da Mega Loja da Havan e atualmente com a instalação da Cassol, que está em obras.
O movimento aumentou, a população pediu e foi atendida com a pavimentação da Avenida das Torres. Essa via se tornou um dos principais acessos ao Guarujá e rapidamente várias construções surgiram em seu entorno. Ou seja, o maior bairro de Lages continua crescendo rapidamente.
Caic é referência em serviços
Comprovando a importância do Guarujá para a cidade, em 1994 ele foi escolhido para a instalação do Caic Irmã Dulce, um dos dois instalados em Lages. O outro está no Bairro Santa Catarina. Caic significa Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente e a estrutura mantida pela prefeitura de Lages faz jus ao nome.
É claro que as atividades foram suspensas ao longo deste ano em função da pandemia do novo coronavírus, mas a entidade oferece educação infantil, educação regular, atividades esportivas, culturais, eventos e até cursos de qualificação profissional. O objetivo do Caic é dar suporte à população e preparar as pessoas para a vida.
Acompanhe mais sobre o Guarujá
http://www.folhadaserra2.com.br/geral/sop%C3%A3o-atende-a-330-pessoas-cadastradas-1.2288611
Deixe seu comentário