Serviço aeromédico atende de forma definitiva a Serra Catarinense |
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Fábio Pavan / Divulgação
Valor recolhido com a Cosip cobre todos os custos do serviço de iluminação e ainda paga outras despesas do município
A iluminação pública de Lages sempre foi alvo de críticas por parte da comunidade, mas, nitidamente, a situação piorou depois que o contrato com a antiga empresa Serrana foi rompido.
Desde então, a manutenção é realizada por equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, que trabalham apenas no horário comercial.
Lâmpadas queimadas são encontradas em praticamente todos os bairros, situação tão crítica que motivou audiência pública na Câmara de Vereadores.
O secretário de Administração e Fazenda, Alexandre Martins, foi chamado para prestar esclarecimentos no dia 3 deste mês. Ele foi inquirido pelas vereadoras Elaine Moraes e Suzana Duarte.
Dentre os questionamentos, as vereadoras cobraram um relatório que deveria ser enviado bimestralmente à Câmara, situação que não é cumprida desde 2017.
O secretário informou que apesar do relatório não ser feito, as informações estão na prestação de contas quadrimestral enviada à Câmara.
Com a iluminação funcionando ou não, todos os moradores pagam a Contribuição de Serviços de Iluminação Pública, que aparece nas faturas com a sigla “Cosip”.
Respondendo a questionamentos das vereadoras, o secretário esclareceu que o valor arrecadado paga todas as despesas de energia elétrica da iluminação pública à Celesc, lâmpadas e outros materiais elétricos e ainda sobra nos cofres do município, recurso utilizado até para pagar a folha de pagamento.
De acordo com a Lei, até 30% do arrecadado pode ser usado para outros fins. Originalmente, a Cosip deveria apenas cobrar pelos serviços prestados.
Ao menos é o que está na Lei 721, artigos 49 e 51, mas segundo o secretário a situação mudou e o município age dentro da legalidade.
Como é feita a manutenção
Na época em que o serviço de manutenção era realizado pela antiga empresa Serrana, atual Versa, equipes percorriam a cidade à noite, situação que facilitava a localização de problemas.
Agora, segundo informações da Secretaria de Serviços Públicos, duas equipes trabalham durante o dia e as chamadas são atendidas em até 72 horas. Quem estiver com problemas deve ligar para o telefone 3019-7472, em horário comercial.
Como a manutenção é feita sob demanda, os problemas se avolumam. Exemplos são as ruas Josefina Amorim, Hirto Luís Melegari, Coronel Zeca Atanázio e Henrique da Silva Ramos, todas no Bairro Sagrado Coração de Jesus.
“A situação está cada vez pior. As ruas estão escuras. Trata-se de uma questão de segurança pública,” alerta o morador Romeu Pavan.
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